ContilNet Notícias

Vídeo da Nasa mostra furacão Idalia se aproximando dos EUA; assista

Por O Globo

Vídeo da Nasa mostra furacão Idalia se aproximando dos EUA — Foto: Reprodução/Nasa

A Estação Espacial Internacional, da Nasa, divulgou nesta terça-feira imagens que mostram o furacão Idalia se aproximando da costa oeste dos Estados Unidos, após ter passado por Cuba e provocado inundações em diversas províncias da ilha caribenha.

O vídeo com pouco mais de 8 minutos mostra a estação sobrevoando a Flórida e o Golfo do México, por onde o furacão Idalia passava por volta das 11h30. Assista abaixo:

De acordo com o The New York Times, o Idalia já apresenta as características de um furacão de categoria 2, com ventos que chegam a 160 quilômetros por hora.

Ainda está previsto, no entanto, que o furacão se intensifique rapidamente para a categoria 3, com ventos de 185 quilômetros por hora ou mais.

O governador Ron DeSantis, que disputa a candidatura republicana para a Casa Branca em 2024, decretou estado de emergência e ordenou a retirada de centenas de moradores da região. Apesar da Flórida ser alvo frequente de tempestades devido a sua localização geográfica, o Idalia atingirá uma área intocada por fenômenos dessa magnitude desde o século 1800.

O governo local alertou a população de 49 dos 67 condados do estado para que buscasse abrigo, com ordens de retirada mandatórias em 14 deles — na manhã desta terça, apenas 25 estavam de sobreaviso, mas as autoridades temem uma mudança na rota e estragos em áreas próximas. A maior parte das regiões em estado de alerta está localizada na área conhecida como Big Bend, uma costa pantanosa e formada por vilarejos pouco povoados que se estende ao longo do Golfo do México.

Rota prevista do furacão Idalia — Foto: Editoria de Arte

Destruição em Cuba

O furacão Idalia provocou uma operação de retirada de milhares de moradores das províncias do oeste de Cuba na segunda-feira. A Defesa Civil do país ativou a Fase de Alerta Ciclônico para as regiões de Pinar del Río, Artemisa e Isla de la Juventud, enquanto chuvas intermitentes também afetaram a província vizinha de Mayabeque. A capital Havana está em alerta e há registros de áreas inundadas por chuvas.

O serviço ferroviário cubano suspendeu as viagens a partir de Pinar del Río e o transporte marítimo de passageiros foi interrompido no domingo na Isla de la Juventud, segundo a imprensa local.

O furacão Idalia se formou no domingo no Caribe, perto do sudeste do México.

A formação da tempestade alterou o clima no estado mexicano de Quintana Roo, onde fica Cancún, com chuvas fortes que frustraram os planos dos turistas no último fim de semana das férias de verão no Hemisfério Norte.

Os cientistas alertam que as tempestades ficarão cada vez mais potentes com o aquecimento do planeta devido à mudança climática. Em 2022, o furacão Ian, que tocou o solo em Cuba como fenômeno de categoria 3, deixou pelo menos dois mortos, antes de seguir para a Flórida, onde atingiu a categoria 5 e provocou 150 mortes.

Sair da versão mobile