A vice-prefeita do município de Rio Branco, Marfisa Galvão, visitou a área de invasão Terra Prometida na manhã desta quarta-feira (16), no Irineu Serra, e se envolveu em uma confusão.
Imagens de Marfisa, feitas durante o momento do tumulto, mostram a vice-prefeita sendo segurada por uma policial em meio à população que estava presente durante o trabalho das forças de seguranças e funcionários para cumprimento da medida de reintegração de terra no local.
Uma voz ao fundo do vídeo, acusa Marfisa de incitar as pessoas no local a ficarem contra a Polícia Militar. Em outra parte do vídeo, é possível ver a vice-prefeita sentada no chão, sendo convencida por uma policial deixar a área. Ela foi retirada do local para evitar mais tumultos envolvendo a população e os agentes.
Ainda nas imagens, em meio ao tumulto, moradores da ocupação tentam interferir na ação dos agentes, dizendo que eles próprios chamaram Marfisa, que em outra parte do vídeo aparece sendo aplaudida pelas pessoas no local.
Cumprimento de ordem judicial
O governo do Estado deu início na última terça-feira (15) à remoção de moradores da área ocupada no bairro Irineu Serra. Em nota divulgada, o Executivo esclareceu que cumpre ordem judicial de reintegração de posse dos dois terrenos, que são pertencentes ao Estado.
SAIBA MAIS: Invasões: Governo diz que cumpre ordem judicial ao remover famílias e segue com operação
O estado lembrou ainda que nos últimos meses, ofereceu benefício do aluguel social e a inserção dos moradores junto ao Cadastro Habitacional do Acre, porém, a oferta foi negada pela maioria dos moradores.
A demolição das casas iniciou na manhã da terça-feira (15), após as famílias começarem a retirar seus móveis, com a ajuda de funcionários do Estado. O governo anunciou por meio de nota, que irá receber os moradores no Parque de Exposições Wildy Viana, temporariamente.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Seasd) disponibilizou, também, apoio logístico para o transporte das pessoas e dos bens para o novo lugar de moradia.
Assista o vídeo completo:
[fvplayer id=”1042″]