O WhatsApp lançou esta terça-feira (8) um novo recurso que permite compartilhar tela durante uma chamada de vídeo usando o mensageiro. O recurso aproxima a plataforma de outros serviços muito utilizados para reuniões online, como FaceTime, Google Meet, Zoom e Microsoft Teams. Conforme o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, os usuários poderão compartilhar documentos, fotos e até fazer compras online mostrando o carrinho de todos os itens desejados com os contatos que participarem da videochamada. A seguir, confira mais detalhes da ferramenta.
Para iniciar o compartilhamento de tela, basta clicando no ícone “compartilhar” e escolhendo entre compartilhar um aplicativo específico ou compartilhar a tela inteira com outros usuários. O recurso já começou a ser implementado em celulares Android, iPhone (iOS) e Windows Phone, mas o acesso será gradual, de forma que alguns usuários não vão conseguir usá-lo imediatamente.
Outra novidade anunciada pela Meta nesta terça é a possibilidade de fazer videochamadas no modo Paisagem, ou seja: com a tela posicionada na horizontal. Isso garante uma visualização melhor das telas compartilhada e mais opções para o usuário na hora de usar o app.
O WhatsApp lançou o recurso de videochamada em novembro de 2016 e vem adicionando novos recursos para a ferramenta desde então. O sucesso da comunicação por vídeos nas redes sociais também fez com que o mensageiro investisse recentemente na mensagem de vídeo. A ferramenta é uma forma de compartilhar registros rápidos de 60 segundos feitos com a câmera diretamente no chat, sem precisar procurar arquivos armazenados no celular.