Dados do Boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam que o estado do Acre segue em situação de estabilidade e queda nas tendências de curto e longo prazo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
De acordo com o levantamento, se observa sinal de queda dos novos casos semanais de SRAG na tendência de longo prazo, o que corresponde às últimas seis semanas, e sinal de estabilidade a curto prazo, últimas três semanas.
A queda nos casos de SARS-CoV-2, acontece em especial na população adulta, já os casos de VSR (vírus sincicial respiratório) mantêm sinal de queda ou estabilidade.
O rinovirus, que apresentou aumento durante o mês de agosto, também dá sinais de interrupção e possível queda. “Tal cenário tem se refletivo em interrupção no aumento de casos de SRAG nas faixas etárias que haviam sofrido maior impacto, que é o caso das crianças e adolescentes, 2 a 4 e 4 a 15 anos”, diz o estudo.
A nível nacional, seis estados apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe.