O Acre ganhou destaque nacional no Globo Rural após o Estado, por meio do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), realizar a primeira entrega de alimentos produzidos por povos indígenas na Escola Kapjpaha, localizado na aldeia Jatobá, Terra Indígena Mamoadate, banhada pelo Rio Iaco.

Entrega realizada em escola localizada na Terra Indígena Mamoadate, no Acre – Foto: Emater/Acre
Além desta escola, mas sete receberão alimentos até o final de 2023. As entregas contemplam a produção de 18 produtores indígenas, que produzem macaxeira, inhame, galinha caipira, peixe, melancia, mamão e banana comprida, além de hortaliças. Todos os alimentos são servidos durante as atividades escolares.
A compra dos alimentos foi realizada através de uma chamada especial realizada em março deste ano para levar mantimentos às escolas e baseada na Nota Técnica nº 03/2020, que orienta formas mais adequadas de adquirir alimentação escolar em comunidades indígenas, quilombolas e de povos tradicionais.
A ação busca garantir uma alimentação adequada para as crianças e fortalecer os agricultores familiares da comunidade indígena.
A Empresa de Assistência Técnica e Rural (Emater), é responsável por organizar os processos para que as compras sejam efetuadas.
“Ver esta entrega ser realizada é muito gratificante. Nós temos nos articulado aqui no Estado há bastante tempo, organizando os processos para chegar neste momento da entrega e ver com alegria as crianças se alimentando destes produtos, produzidos localmente, com qualidade e com carinho”, comenta Paulo Roberto Lima Verde, técnico da Emater Acre.