ContilNet Notícias

Aliado de Chico Mendes, líder internacional elogia Gladson por trabalho em defesa da Amazônia

Por Matheus Mello, ContilNet

Cumprindo extensa agenda institucional em Nova Iorque, o governador Gladson Cameli (PP) se reuniu com o diretor sênior de políticas para florestas tropicais do Environmental Defense Fund (EDF – Fundo de Defesa Ambiental), Steve Schwartzman.

Gladson reunido com secretário e diretores, em Nova Iorque. Foto: Diego Gurgel

Um dos primeiros líderes internacionais que estiveram ativamente ao lado de Chico Mendes, em Xapuri, Steve elogiou Gladson pelo trabalho nas ações de defesa da Amazônia e do Meio Ambiente.

“Quando discutimos o que está sendo feito pelos povos indígenas, tudo que vem sendo feito no Acre o coloca à frente dos demais estados do país”, disse.

Steve é antropólogo e trabalha com incentivos econômicos para ampliar a conservação da Amazônia. Foto: Diego Gurgel

O diretor, que também é antropólogo, trabalha há mais de 20 anos na Amazônia Brasileira com povos indígenas, comunidades tradicionais, governo, cientistas e o setor privado para reduzir o desmatamento na região e proteger as florestas, segundo o IPAM Amazônia.

 “E isso é extremamente importante. O mundo certamente precisa dos exemplos do Acre”, completou o diretor ainda sobre as questões indígenas.

O Acre, inclusive, ganhou uma Secretaria de Estado dos Povos Indígenas, chefiada por Francisca Arara, escolhida pelo próprio governador Gladson Cameli.

A criação da pasta também foi elogiada por Schwartzman, que seguiu lembrando que o estado conseguiu reduzir os índices de desmatamento.

Gladson e secretários participam da Semana de Clima, em Nova Iorque. Foto: Diego Gurgel

“Nós estamos aqui reafirmando nosso compromisso ambiental e informando, com números, que estamos cumprindo nosso dever de casa na redução dos focos de queimadas e desmatamento. E, saiba, queremos ampliar ainda mais nossas ações de valorização dos povos tradicionais. E, criando oportunidades de negócios ambientais, o Acre seguirá no protagonismo da pauta ambiental para mantermos nossos acordos e compromissos com o meio ambiente”, disse Gladson.

Sair da versão mobile