CBLOL 2023: audiência supera LCS pela 3ª vez; veja números

Campeonato Brasileiro de League of Legends teve pico de audiência maior e mais horas assistidas do que o torneio norte-americano

Jogadores dos times de LoL da LOUD e paiN Gaming no palco da final do 2º Split do CBLOL 2023, no Ginásio Geraldão, em Recife — Foto: Bruno Alvares & Cesar Galeão/Riot Games

Pela terceira vez na história, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) superou a LCS, a liga norte-americana de LoL, em números de audiência nas transmissões online. Em relatório divulgado pelo Esports Charts, o 2º Split do torneio do Brasil teve maior pico de audiência, mais espectadores médios e mais horas assistidas do que a segunda etapa do torneio norte-americano.

Pela terceira vez na história, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) superou a LCS, a liga norte-americana de LoL, em números de audiência nas transmissões online. Em relatório divulgado pelo Esports Charts, o 2º Split do torneio do Brasil teve maior pico de audiência, mais espectadores médios e mais horas assistidas do que a segunda etapa do torneio norte-americano.

Os jogos com os maiores picos de espectadores de ambas as ligas foram as finais. No Brasil, a vitória da LOUD por 3 a 1 contra a paiN reuniu o pico de 329.877 pessoas simultaneamente nas streams, enquanto a final da LCS, vencida pela NRG contra a Cloud9, teve pico de 223.943 espectadores simultâneos.

Em horas assistidas, o Brasil também leva vantagem sobre a liga norte-americana. Ao final do torneio, o CBLOL teve 11.903.485 horas assistidas totais, enquanto a LCS alcançou a marca de 11.892.142 horas assistidas. O número médio de espectadores ativos do CBLOL foi de 82.188 pessoas, contra 76.889 da LCS.

Índices de audiência CBLOL x LCS

Campeonato Pico de espectadores Horas assistidas Média de espectadores
2º Split do CBLOL 2023 329.877 11.903.485 82.188
LCS Summer 2023 223.943 11.892.142 76.889

É a terceira vez que o CBLOL supera os números da liga norte-americana em audiência. No 1º Split de 2021, vencido pela paiN Gaming, o torneio brasileiro teve pico de espectadores maior, mas total de horas assistidas e média de público menores.

Em 2023, o CBLOL se consolidou à frente da liga norte-americana em todos os aspectos. O 1º Split do Campeonato Brasileiro, vencido pela LOUD, já estava à frente da LCS em números. Agora, o CBLOL supera o torneio norte-americano pela terceira vez, a segunda consecutiva.

Crise na LCS

A LCS é uma das mais antigas e importantes ligas de LoL do mundo, mas tem sofrido com decréscimo de audiência nas últimas edições. Com o declínio da liga norte-americana, a comunidade discutia sobre uma possível união da LCS com o CBLOL, possibilidade rechaçada por Carlos Antunes, novo diretor de esports de LoL nas américas.

Além disso, equipes da LCS vêm vendendo suas vagas no campeonato por conta de dificuldades econômicas e/ou desinteresse no torneio. A Counter Logic Gaming (CLG), uma das equipes mais tradicionais da liga, vendeu a vaga para a NRG. A TSM também deixará a América do Norte.

A liga norte-americana enfrenta ainda críticas por mudanças na estrutura competitiva. No começo do ano, a Riot anunciou mudanças no calendário de jogos da América do Norte e de outras regiões.

A LCS, que antes era realizada aos finais de semana, passou a ser disputada durante a semana, em horário comercial, em virtude do VCT Américas, a liga internacional de Valorant, prejudicando ainda mais a já decrescente audiência no LoL.

Em maio e junho, a LCS teve uma greve de jogadores, em protesto à decisão de desobrigar os clubes integrantes da franquia de terem times na North American Challengers League (NACL), a competição de base. Foi a primeira paralisação da história do LoL. A Riot falhou nas tentativas de furar a greve, mas ameaçou tirar a LCS do Worlds 2023, o Campeonato Mundial.

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