O Mercado do Produtor também foi um ponto de parada da equipe de reportagem do ContilNet durante cobertura completa e ao vivo da Expoacre Juruá 2023. O espaço inaugurado em 1978 já tem 45 anos de história.
Reunindo diversos vendedores, o espaço oferece farinha de mandioca, ervas medicinais, biscoitos tradicionais do Juruá e utensílios domésticos.
Dentre as principais histórias que formam esse importante ponto turístico da cidade está a da vendedora e servidora pública aposentada Orieta Gomes Bezerra da Silva, também conhecida como a sineteira da Escola São José – instituição de ensino catedrática de Cruzeiro do Sul, onde Orieta trabalhou por mais de 20 anos, na condição de inspetora. Ela tem seu ponto no Mercado desde a fundação do espaço.
“Desde a inauguração, estou por aqui. Meu marido começou vendendo as coisas para sustentar nossa família. Eu trabalhava na escola, mas vivia conciliando meu trabalho por lá com as vendas aqui”, disse.
Mãe da Camila e da Janaína, Orieta conseguiu sustentar a família com o marido e formar as duas filhas. Francisco Maciel, seu esposo, faleceu há dois anos, mas ela decidiu seguir com o compromisso que firmaram juntos.
“Formamos nossas filhas e sustentamos nossa família com o que faturamos no nosso ponto e a partir do meu trabalho como servidora pública. Me aposentei e, depois que meu marido faleceu, decidi continuar tocando isso aqui que construímos juntos. Nossa história continua”, completou.
Dona Orieta conta que consegue vender seus produtos para inúmeros turistas, diariamente.
“Recebemos muitas pessoas aqui, todos os dias, e conseguimos vender nossos produtos que são a cara de Cruzeiro do Sul”, finalizou.