O Counter-Strike 2 (CS2), a versão que sucede o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), está oficialmente lançado, como atualização gratuita do CS:GO. O First-Person Shooter (FPS) da Valve chega depois de uma fase de testes, iniciada em março deste ano, com uma série de atualizações realizadas ao longo dos meses.
O CS2, desenvolvido em novo motor gráfico, o Source 2, traz gráficos atualizados, mapas repaginados e efeitos sonoros aprimorados, além de outras novidades, como uma atualização gratuita do CS:GO, lançado em 21 de agosto de 2012.
O CS2 é a mais nova versão da franquia iniciada em 2000, com o primeiro título, o Counter-Strike, tendo nascido a partir de uma modificação do jogo Half-Life. Condition Zero e Source foram outras versões, sem o sucesso da original, lançadas em 2004.
Gráficos atualizados
Com o Source 2, o CS2 tem textura melhor e detalhamento maior, bem como uma iluminação aprimorada.
A smoke, a granada de fumaça que é muito utilizada no Counter-Strike, passou por modificações importantes, não só no visual como no uso possível dela.
É que as smokes passam a ser objetos volumétricos que interagem com o ambiente e reagem a iluminação, disparos e explosões.
No CS2, a fumaça escapa por portas abertas e janelas quebradas, sobe e desce escadas, expande em corredores longos e se junta a outras fumaças.
Balas e granadas podem “empurrar a fumaça” para abrir ou modificar linhas de visão, o que influencia na jogabilidade.
Efeitos visuais com maior definição
Todos os efeitos visuais foram atualizados no CS2. Com os sistemas de iluminação e partículas do Source 2, há novos visuais e comportamentos para corpos, explosões, labaredas, fumaças, flashes de disparo, traçados de balas, efeitos de impacto e mais.
Em questões visuais que influenciam na jogabilidade, os impactos de balas podem ser vistos à distância e manchas de sangue direcionais (que desaparecem com o tempo) dão mais informações enquanto o jogador se move pelo mapa.
No ambiente, explosões, labaredas e a bomba C4 têm efeitos mais fidedignos à realidade.
A interface do CS2 está com uma cara nova, sendo não apenas um aprimoramento visual, mas também uma importante fonte de informações sobre o andamento de uma partida.
Mapas repaginados
Os mapas do CS2 passaram por uma reformulação iniciada do zero, conforme a Valve, aproveitando todas as novas ferramentas e recursos de renderização da Source 2. Os cenários foram aprimorados com melhor iluminação e legibilidade.
Com a renderização baseada na física, o CS2 reproduz materiais, luzes e reflexos de maneira mais realística do que o CS:GO.
Mapas do modo competitivo:
Mirage
Overpass
Vertigo
Ancient
Inferno
Nuke
Anubis
Dust 2
Ofice
Efeitos sonoros aprimorados
Os sons do CS2 foram remasterizados para refletirem o ambiente físico mais fielmente, serem mais distintos e expressarem melhor o estado da partida. Eles também foram re-equalizados para oferecer uma experiência auditiva mais confortável.
Inventário
Na migração para o CS2, todo o inventário conquistado ao longo do tempo no CS:GO é mantido.
Portanto, armas e equipamentos colecionados passam para o inventário do usuário no CS2. Todas as armas padrão foram aprimoradas com modelos de alta resolução, e alguns revestimentos tiram proveito deles.
Taxa de tique
O CS2 tem uma modificação no tempo de resposta dos cliques do jogador, com as ações dentro de jogo se tornando mais fidedignas aos comandos.
Antes, o servidor avaliava as ações apenas em intervalos definidos de tempo (os “tiques”). Graças à arquitetura de atualização entre tiques do CS2, os servidores sabem o instante exato em que um movimento é iniciado, uma arma é disparada ou uma granada é lançada, de modo que a resposta à ação comandada pelo jogador passa a ser instantânea.
Partidas menores
Assim como era no passado do Counter-Strike, os jogos de CS2 passarão a terminar com 13 rounds, e não mais com 16, como é no CS:GO. Cada lado de uma partida terá 12 rodadas, com possibilidade de prorrogação em caso de empate em 12-12.
Ranking e patente
O modo competitivo do CS2, chamado Premier, contará com CS Rating e mostrará a posição do jogador em um ranking, que terá três recortes: entre amigos, regional e global.
Outra novidade do Premier é que os jogadores terão patentes de acordo com cada mapa. Por exemplo será possível ser Global Elite jogando na Mirage e Xerife na Dust2, por exemplo. Assim, o usuário jogará, em cada mapa, com pessoas que estejam no mesmo nível naquele mapa.