ContilNet Notícias

Deltan Dallagnol se filiará ao Partido Novo, que também tenta recrutar Sergio Moro

Por O GLOBO

Deltan Dallagnol e Sergio Moro em evento de 2017, quando ainda atuavam no sistema de Justiça Edilson Dantas | Agência O Globo

O deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) deu seguimento às negociações de sua filiação ao Partido Novo. No último sábado, o ex-parlamentar discutiu seu destino político em reunião com o senador Sergio Moro (União Brasil), outro nome que também tem sido requisitado pela sigla, em Curitiba (PR). Procurado, Moro nega as tratativas.

Na ocasião, também estiveram presentes a deputada federal Rosangela Moro (União Brasil), o deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) e o seu genro, João Eduardo Malucelli. Filho de desembargador, Malucelli teria recebido uma ligação com tom de ameaça do ex-juiz da Lava-Jato Eduardo Appio. Após a denúncia, Appio foi afastado do cargo.

O anúncio da migração de Dallagnol deve ocorrer no próximo dia 30, durante encontro nacional da sigla (Leia o posicionamento do Novo no final da matéria). A sua saída do Podemos já foi comunicada à presidente nacional, Renata Abreu, ocasião em que também solicitou a liberação de Oliveira, seu principal aliado na Assembleia Legislativa. Como o GLOBO noticiou, as tratativas com o Novo ocorrem desde maio deste ano, quando o ex-parlamentar já comparecia à eventos internos em Curitiba.

Foto (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Nos bastidores, articuladores apontam que uma das motivações principais para a saída do Podemos é a inimizade com o presidente estadual do Paraná, Gustavo Castro. A sigla chegou a costurar um acordo interno para que Dallagnol assumisse o comando do diretório, o que não ocorreu.

O desejo de estar em um partido mais conservador e com a bandeira da anti-corrupção também é um dos motivos que explicam a ida para o Partido Novo, que atualmente faz oposição em quase todas as propostas do governo Lula (PT). Além disso, a sigla ofereceu vantagens financeiras como a possibilidade de recontratar seus assessores e o espaço para atuar como formador de lideranças.

Sair da versão mobile