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Dia do Cliente 2023: quando é e como se preparar

Por Terra

No Dia do Cliente as empresas costumam oferecer brindes, descontos e promoções especiais para fidelizar seus clientes e demonstrar sua gratidão. Foto: Agência Brasil

No Dia do Cliente as empresas costumam oferecer brindes, descontos e promoções especiais para fidelizar seus clientes e demonstrar sua gratidão.

No Dia do Cliente as empresas costumam oferecer brindes, descontos e promoções especiais para fidelizar seus clientes e demonstrar sua gratidão. Foto: Agência Brasil

Celebrado no mês de setembro, o Dia do Cliente conquistou espaço entre as principais datas do varejo brasileiro. A data, criada no Brasil nos anos 2000, é utilizada pelos comerciantes para fazer promoções criativas, atrair mais clientes e dar aquele gás nas vendas antes do fim do ano.

Como ocorre todos os anos, o Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro. Neste ano, a data caiu em uma sexta-feira. O Terra explica mais sobre a data e como aproveitar o dia para impulsionar as vendas, demonstrar agradecimento pelos clientes e atrair novos consumidores. [Confira abaixo]

Quando é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro. Neste ano, a data vai cair em uma sexta-feira.  Posicionada estrategicamente no intervalo entre o Dia dos Pais e Dia das Crianças, a data pode ser uma ótima oportunidade de fazer promoções criativas, atrair mais clientes e dar aquele gás nas vendas antes do fim do ano.

Qual a diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente?

O Dia do Consumidor é uma data comemorativa que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos, como uma resposta aos abusos cometidos por algumas empresas em relação aos seus clientes. A ideia era criar um dia dedicado a conscientizar os consumidores sobre seus direitos e a importância de exigir produtos e serviços de qualidade.

Já o Dia do Cliente é uma data comemorativa mais recente, que foi criada no Brasil nos anos 2000 pelo empresário João Carlos Rego, fundador da empresa de consultoria Delphi Partners. A ideia era criar um dia para homenagear os clientes e estreitar os laços entre as empresas e seus consumidores.

Como se preparar para o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente pode ser um dia para comerciantes fazerem promoções criativas, atrair mais clientes e dar aquele gás nas vendas antes do fim do ano. Confira algumas dicas para você impulsionar suas vendas. Vale oferecer descontos especiais e muitos mais.

Planejamento antecipado

Comece a planejar suas promoções e atividades com antecedência para garantir que tudo esteja pronto a tempo. Defina seus objetivos para o Dia do Cliente, como aumento de vendas, aquisição de novos clientes ou engajamento nas redes sociais.

Promoções especiais

Crie ofertas e descontos exclusivos para o Dia do Cliente. Isso pode incluir descontos percentuais, compre um leve outro, brindes ou frete grátis. Certifique-se de que as promoções sejam atraentes e valiosas para os seus clientes.

Marketing criativo

Desenvolva campanhas de marketing criativas e chamativas para promover suas ofertas. Use e-mails, redes sociais, anúncios online para divulgar suas promoções.

Decoração temática

Decore sua loja física ou site com tema do Dia do Cliente. Use banners, adesivos e elementos visuais para criar uma atmosfera festiva e atraente.

Lançamentos especiais

Considere lançar novos produtos ou serviços exclusivos para o Dia do Cliente. Isso pode incentivar as pessoas a visitarem sua loja ou site para conferir as novidades.

Concursos e sorteios

Realize concursos ou sorteios nas redes sociais para envolver os clientes. Peça a eles para compartilharem suas experiências com seus produtos ou serviços, marcando sua empresa e usando uma hashtag específica do Dia do Cliente.

Agradecimento personalizado

Envie mensagens de agradecimento personalizadas para os seus clientes. Isso pode ser feito através de e-mails, mensagens de texto ou até mesmo cartões físicos.

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