A Konami lançou no fim da última semana uma atualização de mudança de temporada no antigo PES, que agora se chama eFootball 2024. De todas as atualizações recentes do título desde a mudança da franquia PES, essa foi, de longe, a mais bem recebida pela comunidade. Apesar dos variados modos de jogo que popularizaram a franquia, como a Master League e o modo carreira, ainda estarem de fora, a edição da próxima temporada trouxe a maior evolução tanto técnica como gráfica para o jogo, principalmente considerando a estreia desastrosa da nova série no lançamento do eFootball 2022.
Segundo a Konami, a atualização foi lançada com base nos feedbacks e retornos da comunidade e o objetivo foi trazer significativas mudanças na jogabilidade, focando em “melhorar a liberdade do controle da bola para criar mais chances de gol”. Anteriormente, jogadores enfrentavam desafios em finalizações, onde comandos não respondiam adequadamente, impedindo chutes mesmo em situações favoráveis. Agora, a Konami implementou ajustes que permitem uma jogabilidade mais fiel à visão do jogador, desde melhorias na resposta após toques rápidos, até novos movimentos de chute para finalizações mais precisas.
Na defesa, foram introduzidos novos movimentos de bloqueio, otimizando a tentativa de intercepção e evitando movimentos exagerados que anteriormente facilitavam a posse de bola pelo adversário. Os goleiros também foram beneficiados com novos movimentos de soco, aumentando a eficácia em disputas aéreas. Além disso, a orientação corporal dos jogadores foi aprimorada, permitindo que recebam passes com maior consciência da direção do gol, evitando toques de costas ou chutes em posições desfavoráveis.
A IA também foi remodelada, proporcionando um adversário mais realista e desafiador, o que pode ser facilmente percebido nas primeiras partidas de Eventos de Turnê do Dream Team. Outras mudanças notáveis incluem ajustes no comando do toque incisivo, melhorias na forma física dos jogadores e a introdução dos “Ímpetos”, um recurso que permite aos jogadores ultrapassar o limite de atributos, refletindo suas individualidades de maneira mais acentuada no jogo.
eFootball™ 2024 is now LIVE! ⚡
Take your Dream Team back onto the pitch and enjoy these NEW features:
🎮 Evolved gameplay
📈 NEW player feature: "Boosters"
🔁 Latest transfers
Discover the thrill of eFootball™ 2024 and experience the passion of the beautiful game! pic.twitter.com/HRwvpOd6Yp
— eFootball (@play_eFootball) September 7, 2023
Times brasileiros fora do Authentic Team
Como em toda atualização do eFootball, havia grande expectativa sobre um aumento na quantidade de times brasileiros no jogo. Um dos pontos criticados desta primeira edição de 2024 foi a ausência dos times do Brasileirão no modo Authentic Team. No eFootball 2023, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Internacional, Atlético Mineiro, Santos e Internacional estavam presentes nos times disponíveis neste modo de jogo com jogadores, uniformes e estádios (em alguns casos) devidamente licenciados, mas na nova versão, nenhum destes times retorna neste primeiro momento.
A Konami soltou uma nota dentro do jogo, reiterando que o conteúdo do Brasileirão estaria de volta na próxima atualização (3.1.0), prevista para outubro. Caso isso não ocorra, a apuração do ge aponta que os times brasileiros deverão ser inseridos de volta ao eFootball até dezembro, quando será lançada a versão 3.2.0. A apuração também mostra que diversos cards lendários de jogadores brasileiros para o modo Dream Team também devem ser lançados até dezembro.
É interessante notar que, apesar dos times brasileiros não estarem presentes no Authentic Team, vários clubes nacionais tanto da Série A como da Série B do Brasileirão se encontram no eFootball 2024 no modo de treino. Ao acessar as configurações do “Treino Livre”, é possível ver uma lista de times parceiros antes presentes no eFootball com nomes e jogadores genéricos, como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Internacional (agora aparecendo como Flamengo VP, Arthur Alvim PB, São Paulo VBP e Rio Grande do Sul VB, respectivamente), assim como alguns clubes que mantiveram o licenciamento como Atlético Mineiro e Santos.
O que gerou mais expectativa foram os outros clubes e jogadores presentes dentro do modo de Treino Livre. Na mesma lista, também é possível ver alguns times novos, com escudos, nomes e jogadores devidamente licenciados como Fortaleza, Bahia, Cuiabá, Goiás, Cruzeiro, América Mineiro, Botafogo, Fluminense, Red Bull Bragantino, Athlético Paranaense, Coritiba e Grêmio. Outros dois times genéricos também apontam uma possível chegada do Vasco da Gama (que aparece como Rio de Janeiro BP e tem a sigla “VAG” no escudo) e do Palmeiras (representado pelo nome Barra Funda V).
Ainda no modo Treino Livre, também é possível acessar uma lista com os seguintes times da Série B: Sampaio Corrêa, Ceará, ABC, Sport Recife, CRB, Vitória, Atlético Goianiense, Vila Nova, Mirassol, Tombense, Botafogo SP, Grêmio Novorizontino, Guarani, Ponte Preta, Ituano, Londrina, Chapecoense, Avaí, Criciúma e Juventude.