Um vídeo que viralizou nesta sexta-feira (29), mostra a emoção dos funcionários do Hospital do Santa Juliana (HSJ) e dos pais da pequena Ester, recém-nascida que recebeu alta após 49 dias internada na unidade hospitalar. A bebê Ester, que nasceu prematura, com baixo peso, teve que ser submetida a uma cirurgia cardíaca, devido a um problema no coração.
A operação foi essencial para corrigir complicações cardíacas decorrentes de uma persistência do canal arterial que não havia respondido ao tratamento medicamentoso.
A informação foi compartilhada pelo secretário de saúde, Pedro Pascoal, em suas redes sociais. Em um vídeo, os pais da recém-nascida deixam a ala hospitalar aplaudidos por toda a equipe médica do Santa Juliana.
A bebê, de Sena Madureira, foi admitida no Hospital Santa Juliana, onde a equipe médica identificou não apenas a prematuridade, mas também as sérias complicações cardíacas. A persistência do canal arterial, uma condição em que um canal que normalmente se fecha após o nascimento permanece aberto, estava causando dilatação das cavidades cardíacas.
Na publicação, o secretário de saúde destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). A criança foi atendida graças ao convênio que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) tem com o Hospital Santa Juliana.
“Essa notícia enche o nosso coração de alegria. O que nos mostra que vale a pena todo trabalho e esforço dedicado aos cidadãos do nosso estado. A saúde pública tem o compromisso e o investimento do governo do Acre, para garantir uma assistência de qualidade a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). @gladsoncameli @governo.acre 💚”, escreveu.