A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na última semana a abertura de uma Consulta Pública que irá discutir a proposta de Revisão Tarifária Periódica da Energisa Acre.
Com a proposta, os acreanos podem ter um aumento na tarifa residencial de 20,22%, já os clientes de baixa tensão um percentual de 20,86%; e os consumidores de alta tensão um aumento 27,31%.
Caso seja aprovado, os novos valores passarão a vigorar no dia 13 de dezembro. A ANEEL informou que aproximadamente 285 mil consumidores serão afetados pelo reajuste.
No Acre, a Audiência Pública presencial que irá discutir o reajuste será no dia 5 de outubro, em Rio Branco.
Além do Acre, a Energia Rondônia também poderá aumentar as taxas. Os novos índices chegam a 14,36%. Para os consumidores de baixa tensão um percentual de 15,23%; e os clientes de alta tensão um aumento de 19,64%.
Em nota a ANEEL justificou que “os índices foram impactados principalmente por custos com encargos setoriais e de distribuição de energia, e por componentes financeiros”.
“O processo definirá ainda os limites dos indicadores de continuidade Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) para o período de 2024 e 2028 para a concessionária”, completou a nota.