A constância é incontestável, assim como o insucesso recente em jogos decisivos. A paiN Gaming disputa a grande final do 2º Split do CBLOL 2023 como a equipe mais constante dos últimos tempos, tendo chegado a cinco decisões em seis edições na era da franquia do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), mas com três vices em sequência, dois deles com derrotas para a LOUD, a adversária deste sábado, no Ginásio Geraldão, em Recife (PE).
Além de tentar superar a maior rival da atualidade, que a venceu por 3 a 0 nas duas disputas de título anteriores, a paiN busca quebrar o tabu histórico de nunca ter sido campeã sem o atirador Felipe “brTT”, astro do LoL brasileiro.
Os três troféus conquistados pela paiN, em 2013, no 2º Split de 2015 e no 1º Split de 2021, foram com brTT no elenco. Em outras seis finais, uma delas com o astro jogando, a equipe perdeu.
A décima final na história, sendo cinco nas últimas três temporadas, mostra a constância da paiN, mas os reveses para a LOUD têm doído e revoltado a torcida.
A pressão dos torcedores é enorme desde a derrota do 1º Split, a partir da qual só houve uma mudança na escalação, com a entrada do suporte Fábio Luis “ProDelta”.
Esta será provavelmente a última chance desde elenco se provar e se manter junto. Novo revés para a LOUD – e a depender da elasticidade do placar – tem potencial de ser catastrófico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/a/4/iT1uLlSdmXacdBI7YdVg/53170648002-ab9dedf578-k.jpg)
Jogadores do time de LoL da paiN Gaming em media day antes para a final do 2º Split do CBLOL 2023 — Foto: Bruno Alvares/Riot Games
O lado bom é que a paiN, apesar da tradição, chega como uma equipe desacreditada. Em palpites colhidos pelo ge com jogadores profissionais, streamers e casters, todos os 20 entrevistados votaram na LOUD como campeã.
A paiN terminou a fase classificatória na liderança da tabela, com 14 vitórias e quatro derrotas, e escolheu a INTZ para enfrentar na abertura dos playoffs, em vez da LOUD. Mas as rivais se encontraram na final da chave superior, depois da paiN bater a INTZ por 3 a 0, e a atual bicampeã brasileira levou a melhor, novamente pelo placar perfeito.
O revés por 3 a 0, o terceiro em dois anos, fez os torcedores se revoltarem e o clima azedar naquele dia. A paiN voltou para a final da chave inferior sob enorme pressão para encarar a RED Canids Kalunga, mas conseguiu reverter uma desvantagem de 2 a 1 na série, estando atrás no quarto jogo, e virou o placar para 3 a 2.
Com isso, o CBLOL passou a ter uma final repetida pela terceira vez, o que nunca tinha acontecido antes, com a paiN tendo a missão de evitar o quarto vice consecutivo.
A grande final do 2º Split do CBLOL 2023 entre LOUD e paiN é disputada neste sábado, a partir das 13 horas (no horário de Brasília), no Ginásio Geraldão, com confronto em melhor de cinco partidas (md5) valendo o título, o prêmio de R$ 115 mil e a classificação para o Worlds 2023, o Campeonato Mundial de LoL. A decisão tem transmissão ao vivo no sportv 4 e nos canais de streaming do CBLOL na Twitch e no YouTube, além de cobertura em tempo real no ge.