O penúltimo dia de Lua Minguante tem a rainha da noite, já ausente do céu noturno, completando sua passagem pelo signo de Leão. Assim, nesta terça-feira, dia 12, o astral ajuda a processar questões individuais dentro dos aspectos relacionais.
Toda essa reflexão poderosa acontece também porque a rainha da noite engata uma tensão com o patrono da inovação social, Urano, depois de passar a noite agarrada com Vênus, o brilhante regente dos relacionamentos. Afinal, quem combina com você? Qual é a sua turma? É sempre válido lembrar que, mais do que declarações acaloradas de amor, o que constrói relacionamentos sólidos é o dia a dia.
Vale rememorar, então, que a patrona das marés ingressará no signo de Virgem, na quarta-feira, dia 13, para que, depois, a Lua Nova virginiana aconteça na próxima quinta-feira, dia 14. Por isso, vale aproveitar que o segundo dia útil da semana é historicamente dedicado ao planeta regente da ação, Marte, desde os tempos dos antigos magos caldeus, para pensar e repensar nas atitudes individuais que podem tornar as relações melhores.
E isso vale para todo tipo de relacionamento, o que inclui as amizades. Pois amizade é também um tipo de amor, não podemos esquecer disso. E é na rotina, nos detalhes do cotidiano, que muitas amizades e muitos amores florescem. Aliás, destaca-se: a temporada do Sol em Virgem, que vai até o próximo dia 23, é a fase da colheita, quando é hora de selecionar os melhores frutos, que são resultado de uma semeadura bem feita.
Pois, para além do solo fértil e dos grãos que nutrem o corpo, a vida é feita de relações que são semeadas com sentimentos e alimentam a alma!
Observe: praticamente ausente do céu noturno, a Lua Minguante já está com menos de 5% de iluminação, ascendendo ao Leste quase ao mesmo tempo que o Sol, ambos em meio à Constelação de Leão. Para quem quiser observar os planetas visíveis a olho nu, vale tentar localizar Marte que, estará próximo ao horizonte Oeste e em meio à Constelação de Virgem, por alguns minutos, depois do pôr do Sol. Saturno, nas dependências da Constelação de Aquário, estará visível madrugada adentro, cruzando quase todo o céu, de Leste a Oeste. Júpiter, por sua vez, ascende ao Leste por volta das 22h, em meio à Constelação de Áries, podendo ser visto até o amanhecer da quarta-feira, dia 13.