De acordo com o boletim meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entramos na primavera e com ela um alerta de calor extremo, que irá atingir pelo menos 12 cidades brasileiras.
O mapa das cidades afetadas deixa de fora o Acre e boa parte dos estados da Amazônia. Segundo o Inmet, o alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas.
Os termômetros podem registrar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. Cidades como Cuiabá, Rio de Janeiro e Palmas devem marcar temperaturas acima de 40 ºC nos próximos dias.
A alta temperatura, segundo o Inmet, pode provocar um forte risco de acidentes ambientais e danos à saúde humana. Confira o mapa das cidades em alerta vermelho:
Bahia
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Rio de Janeiro
Tocantins
São Paulo
Como ficará o clima no Acre na primavera
Neste ano de 2023, a primavera começou as 1h50min (horário de Rio Branco) do sábado (23). Assim, teremos o dia e a noite com a mesma duração de 12 horas cada, em todos os lugares da Terra.
A primavera é a estação da transição do período seco para o chuvoso no Acre, portanto, as chuvas aumentam muito durante os três meses da primavera. Em Rio Branco, por exemplo, as chuvas pulam da média de 91,6mm, em setembro, para 262,7mm, em dezembro.
Embora o calor predomine, deverão ocorrer incursões de ar frio polar em alguns dias, provocando queda da temperatura no Acre e nas áreas próximas.