ContilNet Notícias

ITPAC: a faculdade de medicina de Cruzeiro do Sul que investe em melhorias em Saúde Pública no Juruá

Por Matheus Mello, ContilNet

Além de ser referência no oferecimento de graduação em Medicina no Vale do Juruá, o ITPAC também investe em Saúde Pública em Cruzeiro do Sul.

Por ter sido fundada nos moldes do Programa Mais Médicos, a faculdade precisa reverter parte dos recursos em melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). Além de formar e investir em educação de qualidade, a rede de ensino já realizou a entrega de motos, de equipamentos e ajudou na infraestrutura da Secretaria de Saúde do município.

Seguindo essas cláusulas, a faculdade elaborou um projeto ousado: pretende ajudar a criar a primeira UBS do Acre com participação direta de universitários. A proposta foi aprovado pelo Comitê Gestor do Mais Médicos, que é composto por alunos, representantes da faculdade e das secretarias de Saúde. Todo envio de recurso só pode ser realizado após aprovação conjunta do grupo.

“A princípio o projeto visava a reforma da UBS no João Alves. Porém, a gente percebeu que uma reforma por si só talvez traria uma melhora temporária. Já temos o projeto aprovado, de criar, onde é a UBS, uma unidade maior, que possa atender não só a população, mas para que os alunos possam participar desses atendimentos”, explica Leonardo Rodrigues, representante da faculdade.

O ITPAC ajudará ainda o governo do Estado a estruturar e investir no projeto da Hemodinâmica de Cruzeiro do Sul. “Aqui não existe esse serviço. O paciente é estabilizado e transferido para Rio Branco. A faculdade entrou com recurso para o término da obra”, finalizou.

Leonardo Rodrigues foi um dos entrevistados durante a transmissão ContilNet, Sans Filmes e TV Rio Branco, na ExpoAcre Juruá 2023.

 

Sair da versão mobile