Jovem passa mal ao misturar produtos de limpeza na faxina; saiba o que evitar

Hábito comum no momento da faxina, combinação de itens pode ofender a saúde além de danificar os itens de casa

Maria Luiza Rodrigues, de 20 anos, foi socorrida às pressas ao hospital 

Maria Luiza Rodrigues, de 20 anos, foi socorrida às pressas ao hospital (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma lição nada agradável! A estudante de publicidade Maria Luiza Rodrigues, 20 anos, foi socorrida às pressas ao hospital depois que misturou produtos de limpeza enquanto lavava o banheiro de casa. Com falta de ar e tontura, ela teve uma teve uma intoxicação grave e precisou tomar injeções de adrenalina e antialérgicos. O caso foi registrado há um mês, em Cuiabá, no Mato Grosso.

Casos como o da Maria Luiza não são incomuns. É bem verdade que todo dono ou dona de casa tem um ‘segredinho’ no momento da faxina. Da escolha dos produtos à mistura de itens diversos. O que muita gente não sabe é que a depender da mescla de materiais a saúde pode ser prejudicada: e mais, antes de limpar ou dar brilho, o produto pode danificar pisos e móveis.

Fernanda Odebrecht, professora de química, revela que muitas vezes celebramos os efeitos de uma mistura, mas não sabemos que aquela reação pode estar liberando gases tóxicos. A mistura entre água sanitária e desinfetante, por exemplo, não deve ser feita. “Os primeiros efeitos são sentidos logo nos olhos, que ficam irritados”, afirmou.

Nesta terça-feira (12), o programa Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú, revelou dicas importantes para ajudar e mudar hábitos de quem tem a missão de limpar a casa, o ambiente de trabalho, ou qualquer que seja o imóvel.

Confira a reportagem na íntegra

+

O programa Tambaú da Gente – Manhã é apresentado de segunda a sexta-feira por Anne Gomes. A atração vai ao ar às 7h na TV Tambaú/SBT.

PUBLICIDADE