O novo líder do governo na Aleac, Manoel Moraes (PP), começou causando um embate com a oposição que ainda tem muito pano para mangas. Ao defender Gladson na situação dos moradores do Terra Prometida, Manoel disse que os governos petistas não haviam construído nenhuma casa durante os 20 anos que estiveram no poder. A fala foi sentida pelo PT, que emitiu até nota de repúdio.
20 mil casas
O presidente do PT, ex-deputado Daniel Zen, quis entornar o caldo e disse que os governos anteriores construíram 20 mil casas, com uma média de 1000 por ano. A nota do partido disse que só no governo Tião Viana, 14 mil moradias foram construídas na Cidade do Povo, beneficiando 54 mil pessoas.
Farpas
Zen ainda aproveitou para dar uma leve alfinetada em Manoel Moraes. O presidente do PT lembrou que o atual líder de Gladson participou de várias cerimônias de inauguração das casas populares. Moraes era da base governista do PT na Aleac.
Vai disparar
Sim, o governador Gladson Cameli carrega o fardo de não ter construído casas populares durante o primeiro mandato. Porém, há de se levar em consideração os problemas que o Cameli enfrentou, como a maior crise sanitária da história do país e do mundo. A pandemia frustrou alguns planos do governador, que preferiu aplicar recursos na Saúde para salvar vidas. Mas isso está para mudar.
Vem aí!
Com o apoio do governo federal, que destinou milhões no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), Gladson vai poder bater recordes de construção de casas populares. Só no Marielle Franco, ocupação no bairro Irineu Serra, o governador vai construir 2 mil moradias do Minha Casa Minha Vida.
Conciliação
A construção das casas só vai ser possível porque o governo encontrou uma saída concisa. Sentou com os moradores, conversou e conseguiu na Aleac a aprovação do PL que pedia a doação do terreno onde acolhe a ocupação Marielle Franco, para a Associação Esperança de Um Novo Milênio. Os moradores do Terra Prometida poderiam se espelhar nisso e também aceitar um acordo e finalmente acabar com essa confusão.
O cara do Iaco
Que o prefeito Mazinho Serafim é uma máquina de votos todo mundo sabe. Ele conseguiu eleger a mulher como deputada federal, o pupilo Gilberto Lira como deputado estadual e fortaleceu ainda mais a base em Sena Madureira. Agora, Mazinho corre para emplacar a candidatura do vereador Alípio Gomes como seu sucessor na Prefeitura.
Fortificando base
É claro que entrar em uma disputa com o apoio da máquina pública e do atual prefeito é uma vantagem e tanto. Porém, Alípio vem mostrando que tem capacidade de fortalecer sua base individualmente. O vereador tem andado por vários locais do município e pelos ramais da Zona Rural. É um candidato forte.
Chumbo forte
Porém, do outro lado, o deputado federal Gerlen Diniz (PP) também pretende disputar as eleições em Sena Madureira. Para completar, se realmente emplacar a candidatura, Gerlen diz que pode ter o apoio do governador Gladson Cameli. Ambos são do mesmo partido, o Progressistas.
Bem elogiada
A desembargadora Regina Ferrari assumiu pela primeira vez a Presidência do Tribunal de Justiça do Acre neste ano. A novata no cargo vem surpreendendo na gestão e sendo elogiada em todas as instâncias do Poder Judiciário. É o nome que vem conseguindo unir magistrados, diretores e advogados do Acre.
Exposta
A Polícia Federal resolveu colocar a história da denúncia da deputada Michelle Melo em pratos limpos. Em uma nota emitida, a PF disse que de fato a parlamentar relatou os fatos da suposta ameaça sofrida ao conhecimento da instituição. Porém, resolveu não formalizar o depoimento ou declaração. A questão é: por que a deputada tomou essa decisão? Essa conversa fica cada vez mais confusa.
Procurando nome
A sucessão das Prefeituras no ano que vem é algo que vem deixando os atuais gestores de orelha em pé. É o caso do prefeito Bira Vasconcelos, de Xapuri, que já ocupou o cargo 3 vezes e procura um nome forte para suceder. Como a única Prefeitura no Acre sob o comando do PT, o partido cogita lançar o nome da atual secretária de Educação, Fernanda Abreu. O nome de outro secretário também foi sondado. O de Infraestrutura, Josué Pereira.
De volta ao topo
O ex-governador Jorge Viana (PT) desembarcou em Nova Iorque para participar da Conferência do Pacto Global da ONU. Agora como presidente da Apex Brasil, ele realiza uma palestra para os líderes mundiais mais importantes do mundo. É JV de volta ao centro das tomadas de decisões mundiais.
Na Tenda Amarela
O senador Sérgio Petecão reacendeu os boatos de que deve apoiar o ex-prefeito Marcus Alexandre nas eleições do ano que vem. A Tenda Amarela ficou pequena para a festa que Petecão fez para receber Marcus e o MDB. No palanque, os cabeças brancas do glorioso dividiam as cadeiras com as lideranças do PSD. Ao que tudo indica, Petecão deverá emplacar o vice-candidato na chapa do ex-petista.