Na Ponta da Língua: saída de Michelle da liderança do governo custou caro e deputada perde cargos

Exonerações de cargos comissionados ligados à deputada foram publicadas nesta segunda-feira (11)

Michelle Melo foi destituída do cargo de líder do governo. Foto: Juan Diaz/ContilNet

A destituição de Michelle Melo do cargo de líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), começou a custar caro para a deputada. No Diário Oficial do Estado, o governador Gladson Cameli passou a caneta e exonerou vários cargos comissionados ligados e indicados por Michelle.

Reduto de Michelle

Uma das perdas mais significativas foi a gerência-geral do Hospital de Plácido de Castro, município conhecido por ser a “casa” do pai da deputada, o empresário Nelson Braz Melo. Michelle havia indicado o nome de João Lessa Martins, nomeado em fevereiro deste ano. 

Obedece quem tem juízo 

A canetada de Gladson serviu para mostrar quem é que manda. Michelle não poderia continuar recebendo as regalias de cargos, sem ser mais líder do governo. É o que o ditado diz: Todo mundo quer o venha a nós. O vosso reino que é bom mesmo, ninguém quer saber.

Última pá 

As exonerações de indicados de Michelle foi última pá de areia na possibilidade da deputada continuar na base do governo na Aleac. A ida para oposição já foi sacramentada. 

Aqui não! 

Foto: Yago Ayache/ContilNet

A organização da Marcha para Jesus cumpriu e prometeu: não deu palco para políticos discursarem no evento. Até a vice-governadora, uma das idealizadoras do ato, ficou mesmo só na plateia vip. 

Até que tentaram 

Por falta de tentativa que não foi. Deputados, senador e assessores até tentaram emplacar um discurso no palco, mas só posaram nas fotos com a cantora gospel e atração principal do evento, Isadora Pompeo. 

Bandeira do Brasil de ruma 

Foto: Yago Ayache/ContilNet

O tanto de camiseta da Seleção Brasileira e bandeira do Brasil que foi visto na Marcha para Jesus, mostra que o bolsonarismo ainda é forte no Acre, principalmente entre os evangélicos. Porém, parece que o artigo 5º da Constituição, que institui o Estado Laico, não ficou tão claro entre os participantes do evento, que gritavam: “O Brasil é de Jesus Cristo”. 

Home Office

Os servidores públicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) começaram nesta segunda-feira (11) a trabalhar em home office. Pelo menos 90% dos servidores terão essa regalia. Acontece que o prédio deve passar por uma reforma, o que demandaria o trabalho remoto. 

Lula, o pai do Acre 

O governo federal autorizou o repasse de mais R$ 96 milhões para o Ministério da Educação aplicar na abertura de mais vagas em creches e escolas municipais. O Acre está incluído no montante.

Repasses não param 

Há cerca de um mês, o governo já havia anunciado o repasse de R$15.739.988,28 para 46 municípios criarem novas vagas de educação infantil, na rede pública de ensino, incluindo municípios do Acre.

Irresponsabilidade 

Desta vez, na segunda remessa de repasses, apenas um município do Acre será contemplado: serão quase 200 mil para Porto Acre criar 21 novas vagas. Isso tudo porque o município foi o único a realizar o cadastro das novas vagas conforme prevê a Lei 12.722/2012, que estabelece as regras para o apoio financeiro da União. Ou seja, a Prefeitura que não se adequou, ficou fora do repasse. 

PT se articula 

Daniel Zen, presidente do PT e Jorge Viana durante encontro neste final de semana/Reprodução

O final de semana também foi marcado pelo encontro entre Jorge Viana e Daniel Zen, lideranças do PT no Acre. A pauta da conversa? Ninguém sabe, por enquanto. Mas indica que o partido também começa a se articular para as eleições municipais do ano que vem.

PUBLICIDADE