A onda de calor extremo que atingiu o Brasil no mês de setembro provocou, em números gerais, comparando com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 4,2% no consumo de energia elétrica nos primeiros 15 dias do mês.
O levantamento foi feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgados nesta quinta-feira (28).
Ao destacar o números de cada estado, o Acre lidera o ranking dos que mais consumiram emergia durante o período, com uma alta de 19,7%, segundo a Energisa. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 16,8%; e em terceiro lugar, o Amazonas, com 14,6%.
VEJA MAIS: Calor intenso: Rio Branco alcança novo recorde de temperatura no último domingo, diz Friale
Especialistas dizem que o consumo deve aumentar mais nas próximas semanas, já que as previsões é de que as temperaturas continuem batendo recordes. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou que só mês de setembro, houve uma aumento de 5,8% na carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), justamente por conta do calor extremo.
No Acre, na última semana, o meteorologista Davi Friale afirmou que o último domingo (24) foi o dia mais quente do ano em Rio Branco, chegando a 37,5ºC, às 14h. Em Santa Rosa do Purus, a temperatura registrada foi de 39,1ºC, nos dias 24 e 23 de setembro.
CONFIRA: Onda de calor: Acre pode ter sensação térmica de até 10ºC a mais, alerta Defesa Civil
Claudio Falcão, o coordenador da Defesa Civil, disse, ainda, que a previsão na última segunda-feira (18) é de que os termômetros chegassem a 37ºC em Rio Branco. “Hoje [segunda-feira, 18 de setembro], por exemplo, podemos chegar a 37ºC, porém a sensação térmica pode ser de até 10° a mais. Ficaria em 47ºC. Isso pode se repetir dia a dia”.
Aumento na fatura
Com o aumento no consumo de energia elétrica há também o disparo no valor da conta. No Acre, a Energisa debate junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um reajuste na tarifa residencial de 20,22%, já os clientes de baixa tensão um percentual de 20,86%; e os consumidores de alta tensão um aumento 27,31%.