Nunca na história deste país falou-se tanto do calor, como neste final de semana. Talvez porque o evento esteja coincidindo com a criação do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, o que oficializou o debate político em torno do tema. Fora os acalorados eventos organizados mundo afora, com o perdão do trocadilho. Neste domingo (24), o calor deu mais ibope do que a final da Copa do Brasil, o jogo onde o Flamengo perdeu o título para o São Paulo que nunca vencera a competição.
Vendavais
O calor do domingo também foi exagerado para nós, acreanos, com 36,8 graus, mas bem abaixo do que Cuiabá, a recordista, com 40.1 graus. Entretanto, esta temporada de calor no Acre veio acompanhada por temporais em pontos isolados, como Mâncio Lima, na primeira quinzena de setembro e neste domingo (24), quando varreu as instalações do Quintal do Oswaldo, disputado restaurante do Seis de Agosto.
SOS
A Prefeitura de Mâncio Lima continua recebendo auxílio do governo para minimizar o sofrimento das famílias atingidas por três vendavais consecutivos nos dias 4, 10 e 13 de setembro passados. O Governo do Estado está enviando cestas básicas e o Município investe recursos próprios para a restaurar as coberturas de 35 casas.
Petecão
Em Brasília, o senador Sérgio Petecão (PSD) informa que se reuniu com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, juntamente com representantes da Defesa Civil. “Solicitei a ele máxima urgência na análise do pedido de auxílio financeiro para enfrentar a situação catastrófica no município de Mâncio Lima”, comunicou em suas redes sociais.
Educação
A deputada federa Socorro Neri (PP), da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, informa que a Educação Climática será tema de uma audiência pública na próxima quinta-feira (28), às 10h, em conjunto com as Comissões de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Teremos um amplo debate com especialistas, acadêmicos e sociedade civil, onde será considerada a importância da conscientização sobre a urgência climática na formação dos cidadãos brasileiros”, argumenta a parlamentar.
2024
Questionado sobre como se sente com a rejeição ao seu nome na reunião do diretório municipal do PP realizada sábado passado, o prefeito Tião Bocalom disse que está tranquilo. “Continuo e continuarei fazendo o meu trabalho da melhor forma possível, com a responsabilidade que me foi dada. Nunca antes na história dessa prefeitura tanto trabalho foi realizado. A minha preocupação, agora, é entregar para nossa população uma cidade linda e cheia de obras”, destacou o prefeito.
Expulsão
“Eu serei candidato à reeleição pelo PP. Isso só não acontecerá se eu for expulso do partido. Alysson tem todo direito de colocar o nome dele à disposição, mas sigo aqui fazendo meu trabalho e lutando”, explicou. De acordo com Socorro Neri, quatro pedidos de expulsões de Bocalom foram protocolados por integrantes do PP, por suposta infidelidade partidária. O prefeito, no entanto, preferiu não falar sobre o assunto.
Vice
Em sua conta no Instagram, a deputada Socorro Neri (PP) comenta a reunião realizada a portas fechadas no último sábado (23), que deliberou, por aclamação de todos os membros presentes, o nome de Alysson Bestene como o pré-candidato a Prefeito de Rio Branco pelo partido. “A discussão relacionada a candidato à vice da chapa será realizada em momento oportuno, em que tivermos a definição das alianças partidárias para o pleito de 2024 em Rio Branco”, esclarece ela.
Expulsão
De acordo com Socorro Neri, na mesma reunião foram apresentados quatro pedidos de expulsão do prefeito Sebastião Bocalom do quadro do Progressistas de Rio Branco por infidelidade partidária, situação que será tratada à luz do Estatuto do Partido. “Nome definido, agora vamos em frente com Alysson e todos os que quiserem estar conosco construindo uma Rio Branco mais inclusiva, resiliente e próspera. Vamos juntos!” Conclama a deputada.
Faltosos
A reunião que optou por Alysson e rejeitou Bocalom não teve o endosso de importantes figuras políticas do PP, incluindo os vereadores de Rio Branco Samir Bestene, Rutênio Sá e N. Lima, bem como os próprios candidatos da sigla, Tião Bocalom e Alysson Bestene.
Aliança
Os líderes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Acre se reuniram com a Executiva Municipal do Progressistas (PP) para discutir uma possível aliança nas eleições municipais do próximo ano. No encontro, surgiu a como indicativo formação de chapa com Alysson Bestene como candidato a prefeito e Minoru Kinpara como vice. A chapa pode ser consolidada até a convenção partidária, que irá definir as candidaturas majoritárias, segundo o deputado Luiz Gonzaga, presidente estadual da legenda e presidente da Aleac.
Primeiro passo
Segundo Luiz Gonzaga o consenso em torno da aliança entre PSDB e PP para 2024 será fundamental na disputa pela prefeitura da capital. “Acredito que demos o primeiro passo para a formação de uma ampla frente política, que buscará o apoio de outros partidos”, disse Gonzaga.
Outubro
A convenção da Executiva Municipal do PSDB está prevista para o próximo mês, quando serão escolhidos os pré-candidatos a prefeito de vários municípios e os delegados que participarão da escolha da nova direção nacional, marcada para novembro. Os tucanos já definiram seus candidatos em algumas cidades, com Minoru Kimpara concorrendo à prefeitura de Rio Branco, possivelmente em composição com o Progressistas.
Isabelle e Cadmiel
Em Brasiléia, a engenheira civil Isabelle Araújo deve ser candidata, enquanto o ex-deputado estadual Cadmiel Bomfim concorrerá à prefeitura de Feijó. A direção do partido planeja apresentar candidaturas majoritárias em 12 municípios, mas não descarta a possibilidade de composições políticas para garantir um maior número de partidos no mesmo palanque.
Veterano
Em Sena Madureira, o prefeito Mazinho Serafim já anunciou que vai apoiar para prefeito o vereador Alípio Gomes o que ele confirmou em entrevista ao ContilNet, durante transmissão na ExpoSena. Ex-presidente da Câmara, Alípio já está em seu terceiro mandato e, portanto, não lhe falta experiência para encarar a campanha. “Toda pessoa que entra na vida política almeja ser prefeito de seu município. Quando eu entrei lá atrás eu não imaginava que ia chegar a essa condição de ser pré-candidato e, se Deus quiser, ser o prefeito desse município”, disse.
Grupo
O vereador destacou que a escolha por seu nome aconteceu graças à boa relação que construiu com o então prefeito. “O Mazinho precisava de alguém para o substituir, e com essa relação que tenho com ele e com o grupo político, começamos a trabalhar e o grupo decidiu que meu nome era o nome certo para ser indicado. Eu fico muito feliz, é uma missão árdua, não será fácil substituir o Mazinho, que tem feito um trabalho excelente”, ressaltou.
Vice
Alípio Gomes falou, ainda, sobre a escolha do possível vice, que irá disputar a eleição ao seu lado. De acordo com ele, a decisão será tomada no próximo ano, mas alguns nomes já estão sendo cotados. “Nós já temos uns dois a três nomes que estamos trabalhando, e acreditamos que temos uma pessoa para me ajudar. Temos o secretário de educação, Altemir Lira, que tem feito um belíssimo trabalho, temos o nome do Getulião, secretário de finanças, e temos a presidente da Câmara, Ivoneide Bernardino”, revelou.
Bujari
Os vereadores progressistas do Bujari, Aparecida Rocha e James do Nascimento estiveram em Rio Branco no último sábado, quando se encontraram com a deputada Socorro Neri. James, que é presidente da Câmara, deu o voto de minerva para a cassação do vereador Gilvan Souza, acusado de violência política de gênero contra a também vereadora Eliane Rosita. “Parabéns, presidente James, seu voto, assim como os demais vereadores que se posicionaram a favor desta cassação, fizeram história em prol da justiça”, comentou Socorro.
Ranking
Dentre os 421 deputados da Câmara Federal, o deputado Coronel Ulysses está na 149ª posição num ranking de produtividade realizado pelo site Congresso em Foco. Ulysses teve 481 votos, sendo o mais votado da bancada do Acre. Gerlen Diniz (PP/AC) – com apenas 34 votos – assumiu a lanterna da bancada, obtendo a 416ª colocação. Na região Norte, Ulysses galgou a 11ª posição no cômputo geral.
Alan
O senador Alan Rick (União Brasil – Acre) foi o sexto mais votado na Região Norte entre os internautas no Prêmio Congresso em Foco 2023. Com 2.048 votos, Alan Rick aparece logo atrás da senadora pelo Tocantins, Prof. Dorinha, também do União Brasil, que recebeu 2.436 votos. A votação ocorreu entre os dias 7 e 31 de agosto, mas só os 5 mais votados recebem a premiação. Nenhum outro parlamentar acreano aparece entre os 10 mais votados. Nem na categoria “Melhores Senadores” e nem na categoria “Melhores Deputados”.