Britney Spears se envolveu em mais uma polêmica. Desta vez, a cantora intrigou os fãs ao contar detalhes de sua nova dieta para emagrecer. Em vídeo publicado no Instagram, na última sexta-feira (8/9), a estrela revelou que está ingerindo apenas água com o intuito de perder peso.
Dona de inúmeros hits do pop internacional, Britney postou alguns vídeos nos Stories dançando em sua sala de estar. Nas filmagens, ela aparece segurando um copo d’água com a legenda: “Dia de #jejum – apenas água”, deixando claro que não está se alimentando de forma convencional.
De acordo com a nutróloga Fernanda Cortez, a dieta da água é uma forma de jejum intermitente em que o sujeito se abstém de consumir alimentos por um determinado período de tempo, que geralmente varia de 16 a 72 horas. Neste caso, a pessoa consome apenas água durante o processo.
“O jejum de água não permite consumir alimentos sólidos e ingerir calorias líquidas provenientes de sucos, refrigerantes ou qualquer outra bebida calórica. Esse tipo de dieta é uma estratégia que algumas pessoas adotam por diversos motivos, como a perda de peso e a desintoxicação”, explica a nutróloga ao Metrópoles.
Perigos da dieta da água
Fernanda ressalta que a dieta água pode ser prejudicial à saúde, uma vez que o líquido não fornece todos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Essa técnica, inclusive, não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao risco de doenças.
“Precisamos comer nutrientes variados para manter o corpo funcionando de modo adequado. Nosso organismo necessita de carboidratos, gorduras e proteínas, entre outras substâncias. Além disso, dietas muito restritivas levam a uma queda do metabolismo, dificultando a perda de peso”, elucida Fernanda.
A profissional ainda alerta para alguns efeitos colaterais. “O corpo pode sofrer uma série de sintomas, como crises de queda de açúcar no sangue, que pode causar sudorese fria, dor abdominal, náusea e vômitos. Além disso, a falta de energia pode levar à dor de cabeça, irritação, cansaço e fraqueza, entre outros”, emenda.
Por isso, Fernanda recomenda o acompanhamento médico para fazer qualquer dieta. “Feito de uma forma correta e bem conduzida por um médico, uma dieta adequada ajuda no emagrecimento, na redução do risco de doenças metabólicas e ainda prolonga a juventude”, finaliza.