Prefeitura diz que corte de palmeira na Via Chico Mendes foi para “evitar um desastre”

A Secretaria de Meio Ambiente tem um relatório de acompanhamento das mais de 100 palmeiras da avenida

Um vídeo em que mostra a equipe da Zeladoria de Rio Branco cortando uma palmeira na ciclovia da Via Chico Mendes, causou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (12).

Ao ContilNet, a Assessoria da Prefeitura informou que a ação foi necessária para “evitar um desastre”. Segundo a gestão, a palmeira cortada estaria ‘oca’ e corria o risco de cair.

Prefeitura disse que árvore estaria oca e com risco de cair. Foto: Assessoria

Segundo o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, desde o ano passado o corpo técnico de engenheiros da Secretaria tem feito um relatório de acompanhamento das mais de 100 palmeiras da avenida. Nelas foram identificadas sérias avarias em sua estrutura que comprometeram sua permanência na via.

A Prefeitura tem um relatório de acompanhamento das mais de 100 palmeiras da avenida. Foto: Assessoria

O gestor esclareceu que, além da presença dos cupins em algumas, também foi identificada a praga chamada broca-do-olho-das-palmeiras que compromete diretamente o desenvolvimento e o aspecto da árvore.

“A supressão dessas palmeiras está sendo substituída por outras no local. Quem passa pela Avenida Chico Mendes consegue observar que tem várias palmeiras plantadas, inclusive estão sendo plantadas mais palmeiras do que já tinha anteriormente”.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala. Foto: Assessoria

O ex-governador Jorge Viana (PT) foi um dos críticos da ação da Prefeitura. “Desculpa, mas não posso me calar diante desses abusos que seguem acontecendo na nossa terra. Vivemos tempos de mudanças climáticas, e esses irresponsáveis que estão ocupando cargos não plantam árvores, não fazem parques, não cuidam de nada e seguem cometendo crimes como esse”, disse.

PUBLICIDADE