Presidente da federação da Espanha pede renúncia após beijo forçado

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, renuncia cargo por meio de carta após pressão por ter dado beijo em jogadora

Imagem colorida de Luis Rubiales com as mãos juntas - metrópoles

Oscar J. Barroso / AFP7 via Getty Images

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, tomou a decisão de renunciar ao seu cargo neste domingo (10/9), por meio de carta.

A renúncia é resultado do beijo que ele deu na atacante Jenni Hermoso, da seleção espanhola, após a final da Copa do Mundo feminina, que foi vencida pelo país.

Além da renúncia, ele solicitou a sua destituição do posto de vice-presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), a entidade esportiva europeia. Rubiales já havia sido suspenso temporariamente pela Fifa e pelo governo espanhol.

O gesto gerou intensas críticas e teve repercussões negativas, com o primeiro-ministro espanhol condenando a atitude, sendo inclusive rotulada como violência sexual por duas de suas ministras.

Em agosto, Rubiales afirmou inicialmente que não deixaria o cargo, argumentando que o beijo havia ocorrido de forma espontânea, mútua e consentida. Ele comparou seu desejo de dar o beijo ao que teria com sua própria filha.

No entanto, em uma carta divulgada neste domingo, ele mencionou que sua família e filhas têm sido alvo de uma “perseguição desmedida” e expressou a crença de que “a verdade está se impondo”. Rubiales também garantiu que defenderá sua própria “honra” e “inocência”.

Jenni sobre Rubiales

Em relação à posição de Jenni Hermoso, a jogadora se manifestou sobre o incidente pela primeira vez desde que o caso se tornou polêmico em 23 de agosto. Por meio de um sindicato ao qual pertence, Hermoso condenou o ato e anunciou que exigirá “medidas exemplares”.

Essa foi a primeira declaração dela desde seu retorno à Espanha em 21 de agosto, já que inicialmente ela expressou descontentamento com o gesto em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais após a partida.

Posteriormente, a Federação Espanhola de Futebol divulgou uma nova declaração atribuída a Hermoso, na qual ela também descreveu o gesto como “um ato de carinho entre amigos”. No entanto, Hermoso não compartilhou essa declaração em suas próprias redes sociais e não fez mais comentários públicos sobre o assunto, levantando especulações de que poderia ter sido pressionado pela federação.

PUBLICIDADE