24 de maio de 2024

Princesa do Iaco: Sena Madureira completa 119 anos de história e emancipação

Seu nome homenageia o coronel do Exército Brasileiro Antônio Senna Madureira

Encravada no vale do Iaco, Sena Madureira foi fundada no dia 25 de setembro de 1904, pelo General José Siqueira de Menezes – um herói da guerra de canudos que foi designado para essas terras pelo Governo Federal. Seu nome homenageia o coronel do Exército Brasileiro Antônio Senna Madureira, militar que participou da guerra do Paraguai e por quem Siqueira de Menezes nutria profundo respeito e admiração.

Segundo consta, Siqueira de Menezes saiu de Manaus com esse destino no mês de junho de 1904 e enfrentou diversas dificuldades pelo rio Purus. “A viagem até aqui foi uma verdadeira epopéia. Siqueira de Menezes trouxe consigo as forças militares e alguns civis. Foi uma viagem sem incidentes, porém, com muitas dificuldades dadas às condições do rio”, relatou o professor Marcos Sampaio, estudioso da história de Sena.

Sena Madureira em 2023. Foto: Juan Diaz/ContilNet

No dia 24 de setembro, segundo registros, 50 trabalhadores começaram a limpeza nas terras do então seringal Santa Fé e o levantamento de um tapiri de 5 metros quadrados para a cerimônia de fundação. Esse Tapiri foi justamente onde funcionou a primeira Prefeitura de Sena Madureira. A cerimônia oficial do dia 25 contou com cerca de 200 pessoas.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sena Madureira. Foto: Juan Diaz/ContilNet

Com o passar dos anos, Sena Madureira foi ganhando destaque entre os demais municípios, sendo, inclusive, sede do Tribunal de Apelação bem como a capital do Departamento do Alto Purus. Além do Iaco, a cidade também é agraciada com os rios Purus, Caeté e Macauã – e vários ramais. Grande parte de sua população reside na zona rural.

Rio Iaco. Foto: Juan Diaz/ContilNet

Sua formação populacional sofreu grande influência de pessoas vindas de outras regiões do Brasil, especialmente do Nordeste. Atraídos, à época, pela produção da borracha e fugindo de uma seca que teimava em não terminar, muitos cearenses se estabeleceram em terras de Sena Madureira, deixando por aqui seus descendentes.

Paraibano, empresário Tião Lucena mora há 46 anos em Sena Madureira

Um dos moradores mais conhecidos de Sena Madureira é o empresário Tião Lucena. Natural do Estado da Paraíba, ele chegou em Sena Madureira em 1977. Por aqui, formou a sua família e não quis mais retornar para morar em sua terra natal. “Recebi o convite de um conhecido e fiz aquela viagem mais como uma aventura, para conhecer, porque sempre gostei de viajar. Quando cheguei aqui, porém, encontrei uma terra muito além do que eu imaginava. Um pessoal civilizado, fui muito bem recebido. Não pretendo deixar essa terra. Recentemente fui à Bahia, São Paulo, mas Sena Madureira está em primeiro lugar”, comentou.

Tião Lucena atuou por vários anos no ramo madeireiro. Ele tinha uma serraria na estrada da Boca do caeté e chegou a empregar diretamente mais de 100 pessoas. Também foi chefe do antigo Depasa e secretário municipal de obras.

Ponte do Segundo Distrito construída pelo Governo do Estado

Os moradores de Sena Madureira, especialmente da região do Segundo Distrito, tem muito o que comemorar nesse aniversário de 119 anos. Por determinação do governador Gladson Cameli, está sendo construída uma ponte sobre o Rio Iaco que vai tirar de vez as famílias do isolamento. A obra já está mais de 73% concluída.

A Ponte do Segundo Distrito de Sena Madureira está mais de 70% concluída. Foto: Juan Diaz/ContilNet

“Inicialmente agradecemos a Deus por essa obra e ao nosso governador Gladson Cameli. Vários governos se passaram e somente agora, na administração Cameli, esse sonho caminha para ser realizado. Vai tirar a nossa comunidade definitivamente do isolamento. Agradecemos também o apoio do nosso deputado federal Gerlen Diniz”, comentou Edmar Negreiros, residente há 50 anos no Segundo Distrito.

A ponte terá 200 metros e extensão total de 232 metros com as rampas de acesso. O valor da obra orbita em 36 milhões de reais.

Desfile cívico das escolas e instituições com a presença do governador Gladson Cameli

A Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, confirmou a realização do Desfile Cívico para comemorar os 119 anos de fundação da cidade. Pelo menos oito escolas estarão na Avenida Avelino Chaves, além de instituições convidadas.

Conforme assegurou o professor Altemir Lira, secretário municipal de educação, o desfile começa a partir das 16 horas. “Aproveitamos para parabenizar Sena Madureira e, ao mesmo tempo, convidar a população para participar desse grande momento”, frisou.

No aspecto político, Sena Madureira fez história nas Eleições de 2022. Pela primeira vez, foram eleitos dois deputados federais: Meire Serafim (UB), esposa do prefeito Mazinho Serafim, e Gerlen Diniz (PP).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost