ContilNet Notícias

“Se eu me conhecer, ninguém me ofende”; confira o artigo de Maysa Bezerra

Por Maysa Bezerra, ContilNet

Foto: Reprodução

Quantas vezes já nos pegamos magoados, irritados ou simplesmente desconcertados por comentários alheios? O peso das palavras alheias pode ser avassalador, mas e se eu te dissesse que há um caminho para escapar desse labirinto de ofensas? A resposta está em uma simples afirmação: “Se eu me conhecer, ninguém me ofende.”

Filósofos ao longo da história têm explorado a ideia da autocompreensão como uma fonte de poder pessoal. Sócrates, por exemplo, disse: “Conhece-te a ti mesmo”. Essas palavras, proferidas há milênios, continuam a ressoar com profunda verdade.

Então, como podemos viver uma vida em que as palavras dos outros não nos abalem? Aqui estão algumas dicas valiosas:

1.) Autoconhecimento profundo: Comece por fazer um inventário de si mesmo. Pergunte a si mesmo sobre seus valores, paixões, medos e objetivos. Quanto mais você entender sobre quem você é, menos impacto as opiniões alheias terão sobre você.

2.) Desenvolva a empatia: Entenda que, da mesma forma que suas ações são guiadas por sua experiência e perspectiva, o mesmo vale para os outros. A empatia nos ajuda a compreender o ponto de vista alheio e a não levar críticas tão a sério.

3.)Cultive a confiança interna: Acredite nas suas escolhas e decisões. Quando você confia em si mesmo, não se sente ameaçado por críticas ou julgamentos externos.

4.) Aprenda com a crítica construtiva: Nem todas as críticas são negativas. Aprenda a discernir entre críticas úteis e simplesmente prejudiciais. As críticas construtivas podem ajudá-lo a crescer.

5.) Pratique o desapego: Lembre-se de que você não pode controlar as opiniões das outras pessoas. Concentre-se no que você pode controlar – suas próprias ações e atitudes.

6.) Mantenha uma mente aberta: Esteja disposto a mudar de ideia e a aprender com os outros. A rigidez mental pode tornar as críticas mais dolorosas.

7.)Cuide do seu bem-estar emocional: Cuide de si mesmo. Praticar a autocompaixão e o autocuidado pode fortalecê-lo contra as feridas das palavras alheias.

Lembre-se, a jornada de autodescoberta é contínua. Quanto mais você se conhece, mais forte se torna contra as críticas e mais capaz de viver uma vida autêntica e significativa. Quando verdadeiramente nos conhecemos, ninguém pode nos ofender, pois nossa autoestima e confiança estão enraizadas em nossa própria compreensão de quem somos.

As pessoas têm direito a dizerem o que querem. É um direito constitucional. Cabe a mim, receber.

Nem todas as palavras merecem uma resposta. O filósofo chinês Lao Tsé aconselha que “quem guarda rancor está carregando um fardo pesado”. Às vezes, a melhor maneira de lidar com ofensas é ignorá-las e seguir em frente, concentrando-se no que realmente importa.

Ataque é veneno e veneno só funciona se eu tomar.

Conheçam-se

Do verbo transitivo. 1. Ter conhecimento de. 2. Ter noção de, saber. 3. Ter relações com. 4. Saber quem (alguém) é. 5. Estar convencido de. 6. Distinguir.

Maysa Bezerra

Coach e Escritora

Sair da versão mobile