ContilNet Notícias

Sejusp diz que possível crise imigratória na fronteira estava prevista e que monitora situação

Por Matheus Mello, ContilNet

Após o jornal BBC News divulgar nesta quarta-feira (27) que o Brasil teme mais um crise imigratória no Acre em decorrência de endurecimento na política imigratória do Chile e do Peru, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) informou ao ContilNet que o cenário já é previsto pela pasta.

VEJA MAIS: Endurecimento nas fronteiras do Chile e Peru podem resultar em nova crise imigratória no Acre, diz BBC

A assessoria da Segurança informou que com base em relatórios emitidos e com informações da Diretoria de Inteligência da Sejusp, a Secretaria de Assistência Social já está ciente de um possível fluxo migratório nesse período.

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre. Foto: Reprodução

A Sejusp lembrou que já vem realizando reuniões e encontros bilaterais para debater sobre o assunto. Em julho, a pasta recebeu a comitiva ministerial para discutir a crise imigratória do Acre. O grupo foi composto por 22 integrantes dos ministérios da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos, da Saúde, das Relações Exteriores e da Casa Civil, para discutir estratégias em relação à crise migratória no Acre.

Além disso, questões políticas como essa do Peru, são acompanhadas de perto pela equipe de monitoramento.

“Aqui na Sejusp temos o Gabinete de gestão integrada de fronteira internacional, onde ocorre o monitoramento diário das questões políticas e sociais que ajudam a nortear as ações encabeçadas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Acre. As medidas são direcionadas por lá, a Sejusp entra como apoio, principalmente nas ações de segurança”, explicou.

Ajuda do Governo Federal 

Em visita ao Acre em maio deste ano, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse na época que não havia “uma crise imigratória” no estado.

Dino participava de um seminário que debateu ações para o enfrentamento aos crimes na tríplice fronteira do Brasil com a Bolívia e Peru. O convite foi feito pelo senador Sérgio Petecão, presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal. Porém, na época, o ministro garantiu que o Governo Lula estaria preparado para enfrentar o problema.

“No atual momento, há uma situação de emergência imigratória no Acre? Não! Poderá vir a ter? Esperamos que não. Se vier, o Governo Federal estará aqui presente para auxiliar os municípios”, explicou o ministro.

Sair da versão mobile