Filhote de onça-pintada que nasceu em São Carlos
São Paulo – Um filhote de onça-pintada nasceu há cerca de 30 dias no zoológico de São Carlos, no interior de São Paulo. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5/9) pela Prefeitura da cidade nas redes sociais.
O bebê é fruto de um relacionamento entre o macho Codajás, que chegou ao parque em 2018, e a fêmea Tabatinga, que está em São Carlos há 1 ano, o pequeno macho ainda não tem nome e também não está exposto para visitas do público, devido aos cuidados que visam sua sobrevivência.
Como o filhote ainda não pode ser visto pelo público, a administração municipal fez uma apresentação no Parque Ecológico de São Carlos, onde estão seus pais.
A pequena onça-pintada nasceu com aproximadamente 1 quilo. A espécie é o maior felino das Américas e o terceiro do mundo, depois do leão e do tigre. O seu corpo é mais robusto, musculoso e compacto com comprimento variando entre 1,10 a 2,40 metros, fora a cauda que pode chegar a 0,80 metros. O peso oscila entre 40 a 130kg, podendo um macho chegar até a 150Kg.
Por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, o filhote já nasce com uma grande responsabilidade, segundo o diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani.
“As onças pintadas são felinos ameaçados no Brasil e nos países próximos onde ela ainda ocorre, é vítima da caça ilegal e do desmatamento, também vem sendo impactada por atropelamentos nas rodovias, mas sob cuidados humanos podemos ter uma população viável para futuros projetos de soltura ou reintrodução, e este pequeno faz parte deste processo”.
A população de onças-pintadas em cativeiro é orientada pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Grandes Felinos (PAN), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP) e o Parque Ecológico de São Carlos participa deste projeto nacional, assim como outros Zoológicos que possuem a espécie e são membros da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
A gestação dura em média 90 a 115 dias. Nasce de um a quatro filhotes, porém o mais comum são dois. Os filhotes nascem completamente cegos e totalmente dependentes da mãe. Com duas semanas de vida eles abrem os olhos.
Fundado em 9 de setembro de 1976, o Parque Ecológico de São Carlos se dedica as espécies sul-americanas – em especial as brasileiras – e possui um reconhecido trabalho de participação em programas multi-institucionais de preservação de espécies, além de realizar um extenso trabalho de educação ambiental, um dos pioneiros na cidade e que dura décadas.