ContilNet Notícias

Acre tem a quinta menor cobertura vacinal do país, aponta levantamento

Por Suene Almeida, ContilNet

Nesta terça-feira (17) é celebrado o Dia Nacional de Vacinação, no entanto, no Acre a data alerta para um dado preocupante, que o fato do estado ter a quinta menor cobertura vacinal do país. O levantamento foi feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O Acre ocupa a 23ª posição no ranking de estados com a melhor cobertura vacinal do país, com uma nota de 57,36, atribuída pelo Ranking de Competitividade dos Estados, com base em dados do Ministério da Saúde.

Foto: Odair Leal/Sesacre

A taxa de cobertura vacinal considera a porcentagem do número de doses aplicadas de vacinas, dividida pela população alvo do estado. Tocantins ocupa o primeiro lugar no ranking da CLP, com nota 78,06, seguido de Santa Catarina, com 77,36 e Ceará, com nota 76,8.

Campanhas de vacinação

O governo do estado do Acre, em parceria com as prefeituras, ao longo de todo o ano vem lançando diversas campanhas de vacinação, buscando conscientizar a população sobre a importância de se imunizar.

Um exemplo é a vacinação contra influenza, que neste ano foi antecipada para novembro, em virtude dos altos números de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) que o estado obteve.

A vacinação contra a poliomielite também foi antecipada no estado, doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

A recomendação de antecipação de vacinação partiu  do Ministério da Saúde. Desde 2019, a vacinação de crianças menores de 5 anos vem caindo. Nenhum estado atingiu o índice superior a 95% de imunizados.

No Brasil, não existem casos da doença desde 1989, no entanto, um caso recente de paralisia infantil no Peru (que faz fronteira com o Acre), envolvendo uma criança indígena de 1 ano e 4 meses reacendeu o alerta no estado do Acre.

Sair da versão mobile