ContilNet Notícias

Acre termina outubro com aumento no número de focos de queimadas, aponta Inpe

Por Suene Almeida, ContilNet

Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelam que o número de focos de incêndios aumentou em mais de 500 em outubro deste ano, quando comparado ao mesmo período, em 2022.

Desmatamento e queimadas dentro da Reserva Chico Mendes. Foto: Ramon Aquim

No ano passado, o estado registrou 1.127 focos de queimadas em outubro. Sena Madureira liderava o ranking, com 202 focos, seguida de Rio Branco, com 129 e Xapuri, com 122 focos.

Já em outubro deste ano, até o dia 28, o Acre já registrou 1.664 focos de incêndio. Sena Madureira continua liderando o ranking, desta vez com 255 focos, seguida por Xapuri, com 217 e Rio Branco, com 199 focos de queimadas.

Seca prolongada contribui para aumento

Com o fenômeno do El Niño, a região Norte tem sofrido com uma seca severa e prolongada, fato que pode ser um dos motivos do aumento do número de focos de incêndios.

Outro motivador para o aumento dos focos é o desmatamento. O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explica acerca do assunto.

“Claro que está relacionado à seca mais severa, pois fica mais propício a fogo e também à perda de controle do fogo, mas também tem relação com o desmatamento, que aconteceu ano passado, e agora está acontecendo a queima, que é o passo seguinte”, ressalta.

Sair da versão mobile