Neste domingo, 15 de outubro, a jovem Maria Alice Damasio Ricarte, de apenas 15 anos e aluna do colégio Anglo, fez história ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. A competição, realizada na capital mineira, reuniu enxadristas de todo o país, mas foi a jogadora acreana que conquistou o título de campeã.
A jogadora acreana chegou na última rodada na 3ª colocação e na partida decisiva venceu a representante de São Paulo para conquistar um título inédito no esporte acreano.
“O grande dia chegou. Temos uma jogadora campeã brasileira e isso valoriza o trabalho realizado no xadrez acreano”, comentou o professor Francisco Jonas.
Mãe é maior incentivadora
Por trás desse sucesso brilhante está uma figura inspiradora: Samara Rachel, mãe de Maria Alice. Samara tem sido a maior incentivadora da filha desde o início de sua jornada no xadrez, apoiando-a em todos os treinamentos, competições e desafios. A dedicação e o amor de Samara foram fundamentais para o desenvolvimento da jovem enxadrista, que começou a jogar xadrez em 2017.