Ana Carolina Mendes, de 25 anos, foi eleita com a segunda maior quantidade de votos, na eleição para conselheiro(a) tutelar do município de Manoel Urbano, que aconteceu no último domingo (1).
A nova conselheira é agente administrativa na escola Dom Próspero Bernardi, no município, e conseguiu conquistar 337 votos, a segunda maior votação em Manoel Urbano.
Ana Carolina é neta do ex-prefeito do município, Edmilson Mendes, que foi gestor da cidade por três mandatos, e filha da ex-vereadora Selma Mendes e do professor Mauro Sérgio, diretor de uma escola de segundo grau em Manoel Urbano.
Selma Mendes atribui a vitória da filha ao bom histórico da família. “Nós somos mais que vencedores, pois somente com as amizades e com o bom histórico da nossa família ela foi eleita”, disse.
Ao todo, 125 novos conselheiros foram eleitos em todo o estado do Acre e irão atuar no mandato nos próximos cinco anos (2023 a 2028).
Papel do Conselheiro Tutelar
Garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. Essa é a principal missão dos conselheiros tutelares, considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil.
Os conselheiros são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual.