Campeão da Copa do Mundo do Catar com a Argentina, o meio-campista Papu Gómez testou positivo no exame antidoping e foi suspenso por 2 anos, segundo o jornal espanhol Relevo. O jogador do Monza, da Itália, testou positivo para substância proibida em exame realizado em novembro de 2022, dias antes da Copa do Mundo, quando ainda atuava pelo Sevilla.
O exame foi feito em um treinamento do clube espanhol quando os médicos chegaram de surpresa para realizar um controle de antidoping. Segundo a versão de Papu Gómez, ele havia tido uma noite mal dormida e tomou um remédio de um de seus filhos sem consultar antes os médicos do Sevilla.
O portal espanhol também informa que o meia argentino e o Sevilla estavam cientes desse assunto há meses, quando receberam uma notificação da UEFA, mas a punição saiu apenas nesta semana. Este aspecto prejudicou Papu, que rescindiu seu contrato com o time da Espanha, a encontrar um novo clube para seguir sua carreira, já que nenhuma equipe queria correr o risco de ter um jogador suspenso no elenco.
Papu Gómez, na verdade, queria esperar até janeiro para acertar com um novo clube para saber se teria ou não algum tipo de punição, mas acabou assinando com o Monza, onde disputou apenas duas partidas em outubro. Vale lembrar que o Vasco tentou a contratação do meia argentino em janeiro deste ano, mas o alto salário foi um dos principais complicadores para uma possível negociação.
Resta saber se Papu Gómez, de 35 anos, irá recorrer para conseguir diminuir a punição ou se aceitará os dois anos previstos. Até o momento, o meio-campista não se pronunciou sobre o caso e o clube italiano confirmou a informação e preferiu não tomar nenhuma decisão até avaliar os próximos passos processuais.