O Concurso Nacional Unificado (CNU) está na fase de escolha da banca organizadora. No momento, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aguarda o envio das propostas das instituições interessadas na seleção.
A informação é da própria ministra do MGI, Esther Dweck, que informou ainda que as propostas devem ser feitas ainda neste mês de outubro. Isso porque, o termo de referência já foi enviado para as empresas.
Enquanto o concurso CNU segue com as tratativas internas para finalmente ter edital publicado, os candidatos precisam manter o planejamento dos estudos. Caso não tenha um, a Folha Dirigida por Qconcursos pode te ajudar.
Quais disciplinas devo estudar para o concurso CNU?
O professor do Qconcursos, Luiz Rezende, indica um plano de estudos com matérias que devem ser cobradas nas questões da prova do CNU.
Mesmo ainda em período pré-edital e sem uma banca definida, é possível ter um planejamento baseado nas disciplinas que, segundo o professor, entende-se por serem do núcleo comum.
São elas:
- Português;
- Matemática;
- RLM;
- Informática;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo; e
- Atualidades
A expectativa é que o Governo Federal divulgue de forma oficial as disciplinas que serão cobradas nas provas do CNU. Mas ainda é preciso aguardar os trâmites para o edital.
Como planejar os estudos para concurso CNU?
Com base nas disciplinas do chamado núcleo comum, o professor Luiz Rezende orienta que o candidato estude todos os dias.
De acordo com Rezende, é importante separar 4 horas para os estudos e dividi-las em duas partes de 1h30 e uma de 1h.
O professor pede que sejam destinados sete dias da semana para a preparação, sendo o sétimo dia para fazer um reforço das matérias com menor desempenho.
O professor reforça ser importante estudar as disciplinas que não estão ligadas. Isso porque vai facilitar o aprendizado do candidato e manter o estímulo para os estudos.
De acordo com o professor, mudar a disciplina de estudo é reforço um positivo na atenção. Além dessas orientações, Luiz Rezende também dá outras dicas e montou um plano de estudos, dividindo as disciplinas por cada dia da semana.
Segunda-feira
1h30 Português
1h30 Direito Constitucional
1h Questões matérias do dia
É possível conferir o plano de estudos completo e tudo sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU) em um só lugar. Para te ajudar, preparamos um guia com os principais tópicos sobre essa seleção.
O material exclusivo do Qconcursos é gratuito e vai te informar sobre
- O que é o Concurso Nacional Unificado
- Como será a avaliação do Concurso Nacional Unificado
- Características do Concurso Nacional Unificado
- Quais órgãos devem participar do Concurso Nacional Unificado
- O que estudar para as provas do Concurso Nacional Unificado
- Como estudar para o Concurso Nacional Unificado
Como serão as provas do CNU?
O CNU será composto por um etapa única de provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, e provas discursivas de Conhecimentos Específicos.
As avaliações serão aplicadas em um único dia. A previsão é para que isso ocorra até março de 2024. O exame ocorrerá de forma simultânea em cerca de 180 municípios pelo país.
De acordo com o artigo publicado pelo MGI, as provas objetivas de aplicação geral deverão perpassar temas ligados à:
- valorização do ethos público;
- da realidade brasileira e das relações entre Estado;
- políticas públicas e desenvolvimento nacional.
Além das disciplinas curriculares tradicionais em concursos públicos, que incluem, por exemplo, conhecimentos referentes às bases constitucionais do Estado, à estrutura e funcionamento da administração pública, bem como aos fundamentos do Direito Administrativo.
Segundo o Guia Referencial para concursos públicos, desenvolvido pelo Enap (Escola Nacional de Administração Pública), as disciplinas de Língua Portuguesa e Raciocínio-Lógico Quantitativo são recomendadas.
No entanto, a lista das disciplinas do CNU só será definida pela Comissão Organizadora junto à banca organizadora que será contratada.