ContilNet Notícias

Conheça Moacyr Chaves, o histórico professor do Acre que deu aula para Marina Silva e outras autoridades

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

O Dia do Professor é comemorado neste domingo, 15 de outubro, em todo o Brasil. Apesar da data comemorativa celebrar a importância dos profissionais da educação, que auxiliam na formação de diversas pessoas, o dia não é feriado e nem ponto facultativo.

Para celebrar este dia 15 de outubro, o ContilNet conversou com o professor de Língua Portuguesa da rede pública de ensino do Acre, Moacyr Chaves, que aos 72 anos, não pensa em se aposentar das salas de aulas.

Moacyr Chaves é professor de Língua Portuguesa há 45 anos e ainda atua como professor na rede pública de ensino, com turmas no Colégio Acreano, do ensino médio, e na Escola Theodolina Falcão Macedo, com turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental.

Professor Moacyr com alunos do Colégio Acreano. Foto: Cedida

O professor, que é inspiração para muitas pessoas, já foi docente de grandes personalidades acreanas, como a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, a deputada federal Socorro Neri e também do ex-governador Tião Viana. Segundo Moacyr, a sala de aula é um ambiente que proporciona diversas histórias marcantes.

Formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em 1985, optou por seguir na docência por acreditar que a educação é uma missão em sala de aula. “Eu nunca trabalhei como diretor, eu recebi vários convites para trabalhar na Secretaria de Educação em vários governos mas a minha missão é sala de aula. Educação para mim é feita em sala, sem burocracia, por causa disso eu trabalhei em muitas escolas, como o Instituto Imaculada Conceição, no Colégio Meta, onde me aposentei e muitas outras”, explica ao ContilNet.

Professor Moacyr tem 45 anos de profissão. Foto: Cedida

Acreano de Sena Madureira, Moacyr revelou que escolheu a educação por identificação. “Acho que todo homem tem que ter uma missão na sociedade e eu achei que na educação, me identifiquei em fazer algo pela nossa comunidade, fazer algo pelo Brasil e para o desenvolvimento do nosso país”, disse.

Com 45 anos de profissão, o professor afirma que o sentimento em ter formado tantas pessoas, independente da profissão que tenha seguido, é de gratidão. O senamadureirense formou diversos juízes, políticos, médicos, desembargadores, inclusive o cardiologista, dentista e otorrinolaringologista que o atendem. Atualmente, o professor trabalha diretamente com, aproximadamente, 400 alunos.

Foto: Cedida

Ao ContilNet, o professor afirmou que não pensa em se aposentar nos próximos anos, pois se sente forte, saudável e bem para continuar a dar aulas. “Eu acho que toda pessoa nasceu para se realizar pessoal e profissionalmente. Eu, como professor, me sinto realizado profissionalmente. Eu acho que vale a pena fazer educação. Como dizia Paulo Freire, educação não muda a sociedade, mas muda o homem, e o homem muda a sociedade”, finaliza.

Sair da versão mobile