ContilNet Notícias

CPI das ONGs do Senado Federal vem ao Acre para ouvir moradores de reserva

Por Matheus Mello, ContilNet

Membros da CPI da ONGs do Senado Federal chegam ao Acre na próxima semana para visitar a Reserva Extrativista Chico Mendes, no Alto Acre. A agenda foi proposta pelo relator do grupo, senador Marcio Bittar (União).

É esperada a presença do presidente da CPI, senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, e do senador Styvenson Valentim, que é natural do Acre, mas atualmente é parlamentar do Rio Grande do Norte, pelo Podemos.

Grupo chega ao Acre na próxima semana. Foto: Senado Federal

A visita na reserva está marcada para acontecer na próxima quinta-feira (19).

Além da visitação que deve ouvir os moradores da Resex, a CPI organiza também uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa (Aleac), em Rio Branco, que ocorre na sexta-feira (20).

Vista aérea da Reserva Chico Mendes, no Acre/Reprodução

Antes disso, ainda no Alto Acre, deve acontecer uma audiência pública em Epitaciolândia, com todos os prefeitos dos municípios da regional acreana.

“O objetivo é conhecer de perto o que acontece dentro da reserva Chico Mendes. O papel da CPI é ajuda a esclarecer para o brasileiro que não conhece a Amazônia, de que unidades de conservação já foram criadas, eu diria, mais que o necessário”, disse o senador Marcio Bittar ao ContilNet.

O senador do Acre é o relator da CPI das ONGS no Senado Federal/Reprodução

Ainda segundo o senador, o principal ponto que deverá ser debatido na audiência pública na Aleac é a atuação do Ministério Público em relação aos processos protocolados pelas ONGs na Amazônia.

Sair da versão mobile