O governo do Acre realizou, nesta segunda-feira (23), uma cerimônia para inauguração da sede administrativa do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Durante a inauguração, também foram entregues a academia de ginástica do Cieps e novos veículos.
Na cerimônia, o governador Gladson Cameli ressaltou a importância do Ciopaer, principalmente durante a pandemia de Covid-19. “Isso é a prova do quanto nós estamos investindo em todas as áreas do estado do Acre. O Ciopaer sempre cumpriu e, principalmente na época da pandemia, foi um das instituições que mais nos ajudou a salvar vidas, a quem morava nos lugares distantes e sempre por isso eu agradeço a Deus, a toda equipe que tem nos ajudado a criar condições para não somente treiná-los, mas na compra de equipamentos”, explicou.
O governador anunciou a compra de um novo helicóptero, que deve chegar em breve no Acre. “A estrutura aqui, próximo a Fundhacre, o Into, o Ciopaer está em uma localização estratégica onde se fala também em questão de saúde pública e que vai poder dar o direito de um transporte rápido, seja um salvamento de vítimas, seja no combate a incêndio, queimadas, também no combate ao contrabando, protegendo sempre o estado de direito e as nossas fronteiras”, explicou.
Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, a unidade está vinculada à Sejusp, mas é atende demandas da Secretaria de Saúde, pois trabalha também no resgate de pessoas que estão em locais de difícil acesso e trabalha na fiscalização ambiental, que é uma das pautas do nosso governo, tanto Governo Federal, como Governo do Acre, que é a redução dos crimes ambientais”, disse.
O Ciopaer se encaixa também nas atividades de segurança específica. “Ele traz uma vantagem sobre as demais atividades, que é o poder de observar bem as ocorrências de prestar um apoio rápido e eficiente. É uma unidade importantíssima para o Estado do Acre e também no deslocamento para locais de difícil acesso”, disse.
Segundo piloto Alexandre Vasconcelos, coordenador em exercício do Ciopaer, o Centro operava há 14 anos na estrutura do aeroporto, pois não tinha uma base com a estrutura dedicada a aviação dentro da cidade. “A Secretaria de Segurança, através do governo do Acre, enxergou essa problemática e resolveu construir essa base para a gente. Ela está estrategicamente mais bem colocada para que a gente possa atuar no próprio emprego com mais efetividade”, finalizou.
A base do Ciopaer, que abrange o Centro Administrativo, Hangar e Heliponto, que atende os 22 municípios acreanos, teve um investimento no valor de R$ 908.406,61.
Foram entregues também 71 equipamentos para o CIEPS, sendo 23 equipamentos para o CBMAC, 50 equipamentos para a PCAC, 42 equipamentos para o IAPEN, 34 equipamentos para Tarauacá, 27 equipamentos para Sena Madureira, 20 equipamentos para Senador Guiomard, 16 equipamentos para Xapuri, além da entrega de 2 ônibus, sendo um microônibus para o Programa Acre pela Vida da Sejusp, e outro microônibus para CIEPS, para atender ao Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça (CIEPS), Programa da Sejusp.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, como o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos, o comandante-geral da Polícia Militar, Luciano Dias, o deputado federal, coronel Ulysses, o deputado federal Eduardo Ribeiro, o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, além de secretários, como Italo Lopes, de Obras Públicas, Aberson Carvalho, da Educação, Amarisio Freitas, da Fazenda, Sócrates Guimarães, do Dereacre, e outras autoridades.