Governo amplia atendimento humanizado com mesa de parto adequada a gestantes com obesidade

O governo do Acre deu mais um importante passo na humanização da saúde com a aquisição de uma mesa adaptada para mulheres obesas na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

A mesa já está em operação, portanto, gestantes com peso acima de 130kg que antes eram encaminhadas ao Hospital Santa Juliana devido ao risco de queda, pela falta de maca apropriada, agora podem ser atendidas adequadamente na maternidade mais tradicional do Acre.

Antes da aquisição, gestantes com mais de 130 kg tinham que ser transferidas para o Hospital Santa Juliana. Foto: Odair Leal/Sesacre

“A maternidade é uma unidade de porta aberta, que atende a todas as mulheres que optam por receber o atendimento ginecológico e/ou obstétrico e, agora, com a chegada da mesa, a mulher tem a garantia de ser atendida de forma humanizada e acolhedora, tendo suas peculiaridades atendidas”, destaca Carina Hechenberger Souza, gerente de Assistência da unidade.

Inaugurada em 1949, a Maternidade Bárbara Heliodora é uma das primeiras unidades de saúde do Acre e realiza atualmente de 10 a 15 partos diariamente.

Com a adequação, a expectativa é de que mais mulheres possam dar à luz no local, graças aos investimentos do governo na humanização do atendimento para um parto tranquilo e seguro às mulheres em situação de obesidade gestacional.

Saúde é prioridade

Prioridade na gestão do governador Gladson Cameli, a saúde estadual foi uma das áreas que mais avançou desde 2019.

Para se ter ideia, somente com equipamentos hospitalares foram R$ 6,4 milhões aplicados em todo o estado apenas em 2023. Até o final deste ano, a previsão é de que sejam entregues ainda o equivalente a R$ 18,6 milhões em equipamentos para todos os municípios.

PUBLICIDADE