Governo e prefeitura de Porto Walter concluem obras do novo ramal que liga o município a Cruzeiro do Sul

Novo traçado foi executado pela Prefeitura de Porto Walter. Foto: Ascom/Deracre

Respeitando diretrizes de preservação ambiental, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), e a Prefeitura de Porto Walter concluíram, esta semana, a abertura do desvio de 3,8 km do ramal que interliga Porto Walter a Rodrigues Alves.

O novo trecho garante o desvio da Terra Indígena (TI) Jaminawa do Igarapé Preto. A área de incidência da TI foi interditada, e a prefeitura iniciará em breve o reflorestamento, para minimizar os impactos causados pela ação humana, conforme determinação dos órgãos ambientais.

O presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, ressalta que a conclusão do novo traçado é mais um compromisso do governador Gladson Cameli que está sendo concretizado, a fim de garantir o acesso das famílias de Porto Walter.

“São esforços do Estado e da prefeitura na realização desse grande sonho das famílias de Porto Walter e estamos seguindo o compromisso do governador, em garantir a trafegabilidade e desenvolvimento econômico e social de Porto Walter”, destaca.

A chefe do Núcleo de Meio Ambiente do Deracre, Leidiane Silva, explica que a equipe técnica da autarquia trabalhou no alinhamento topográfico e em seguida a Prefeitura de Porto Walter executou a abertura do novo traçado.

Área de incidência da TI foi interditada, e a prefeitura deverá realizar reflorestamento para minimizar os impactos causados pela ação humana, conforme determinação dos órgãos ambientais. Foto: Ascom/Deracre

“Garantimos a integração de Porto Walter, trabalhando conforme determinação dos órgãos, seguindo as medidas de preservação; executamos o levantamento topográfico do novo traçado, corrigindo a área de incidência da terra indígena e a equipe da prefeitura, com o auxílio das máquinas, trabalhou na abertura do novo trecho da estrada vicinal”, relata Leidiane.

Prefeito acompanhou a execução dos trabalhos e frisou a importância da estrada para o desenvolvimento de Porto Walter. Foto: Cedida

A abertura da estrada era um sonho antigo dos moradores para a ligação via terrestre. O prefeito de Porto Walter, César Andrade, destaca que a estrada representa a saída definitiva do isolamento e progresso do município.

“A conclusão dos serviços representa mais economia, desenvolvimento e geração de emprego e renda para o município e a região. O apoio do governo foi essencial para que esse sonho pudesse sair do papel, representando o desejo de milhares de cidadãos”, diz.

PUBLICIDADE