O vice-presidente Geraldo Alkimin, que cumpre agenda em Manaus, visitando as áreas afetadas pela seca extrema na Amazônia, lidera a comitiva de ministros, anunciou medidas de socorro aos municípios que estão em situação de emergência.
Alkimin anunciou que o governo federal vai antecipar para o próximo dia 19 o pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). No Acre, apenas a Prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência por conta da seca e da estiagem.
VEJA MAIS: Bocalom decreta situação de emergência por conta da seca e anuncia pesquisa de R$ 4 milhões
Agricultores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que tiveram perda de produção terão direito ao pagamento do seguro integral.
Na Saúde, o governo federal informou que irá enviar kits de medicamentos para os municípios afetados.
A decisão faz parte do plano emergencial anunciado pela ministra Marina Silva na última semana.
CONFIRA: Marina diz que governo Lula prepara resposta emergencial para seca no Acre
À Agência Reuters, Marina disse que o plano inclui envio de medicamentos, água e cestas básicas, antecipação do período de defeso da pesca e liberação de recursos do FGTS.
“É uma articulação que está sendo feita pela Casa Civil envolvendo os Ministérios do Desenvolvimento Regional, da Pesca, do Transporte, Meio Ambiente e Saúde. São vários setores do governo numa força-tarefa e o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil cuidam de uma parte mais emergencial e depois os demais ministérios vão desdobrando nas ações seguintes, inclusive a questão da liberação do FGTS também para essas comunidades afetadas”, completou Marina.