É hora de buscar clareza de ideias e evitar mal entendidos! Nesta sexta-feira, 20, dia da semana dedicado historicamente ao relacional planeta Vênus, o “sextou” chega junto a algumas tensões no céu. A conjunção exata entre o Sol e o comunicativo Mercúrio acontece ao mesmo tempo em que essa dupla forma um ângulo de 90° – chamado de quadratura, na metafísica astrológica – com o poderoso Plutão.
Com isso, o céu revela o poder das palavras, tanto para promover o diálogo e os acordos, como também para espalhar discórdia e desentendimentos. Por isso, é importante, antes de qualquer coisa, conhecer direito os assuntos sobre os quais se quer falar ou opinar. E, mais do que isso, é preciso iluminar pensamentos e esclarecer dúvidas, utilizando a arte da diplomacia e da negociação.
Nesses tempos de comunicação frenética, com bits e bytes circulando via wi-fi em uma velocidade difícil de ser acompanhada pelo raciocínio humano, é preciso ter cautela. Para cada novo grande tema que domina os noticiários, todo mundo quer dar sua opinião. Na pressa para se posicionar, muita gente acaba compartilhando ideias parciais e visões de mundo limitadas.
Também pudera: com tanta descarga de dados, o tempo todo, é mesmo difícil ser especialista em absolutamente todos os assuntos. Aliás, se especializar em algo significa, necessariamente, conhecer um tema em profundidade. E é humanamente impossível conhecer tudo em detalhes. Por isso, nunca foi tão necessário buscar fontes de informação de credibilidade para se manter informado.
Pois, no fim das contas, é vital saber reconhecer as próprias limitações na hora de defender posições políticas, ideológicas, culturais e até religiosas. Na dúvida, não tenha medo de perguntar. Admitir a própria ignorância é um ato nobre que demonstra capacidade de entender que, para toda questão complexa, existem inúmeras verdades e pontos de vista!
Observe: próxima de chegar ao 40% do corpo iluminado, a Lua Nova estará já relativamente alta no céu, mas ainda na porção Oeste, depois do ocaso solar, ficando depois visível até aproximadamente a meia-noite do sábado, dia 21. Nas dependências da Constelação de Sagitário, o nosso satélite natural estará ao lado de Nunki e Ascella, as estrelas Sigma e Zeta, respectivamente, do conjunto estelar dedicado ao mítico arqueiro.