A esteticista Deonna Fletcher viveu uma gestação tão rara que não há registros na medicina que permitam saber se a situação já aconteceu na história. A mulher gestava um bebê há seis dias quando ficou grávida novamente — desta vez, de gêmeos. A americana deu à luz três nenéns ao mesmo tempo.
Além das trigêmeas Amber, Amani e Dream, a esteticista também tem mais um filho, AJ, de 11 meses. O caso aconteceu em 2020.
“Acho que uma ou duas semanas depois de descobrir a gravidez, eu estava no trabalho e senti muitas dores. Achei que estava tendo um aborto espontâneo, então fui ao pronto-socorro para fazer outro ultrassom e foi então que descobriram mais dois bebês”, conta, em depoimento à revista Insider.
Deonna viveu um fenômeno chamado de superfetação, quando duas gestações acontecem ao mesmo tempo. O quadro é ainda mais raro pois o segundo embrião se dividiu e gerou gêmeas idênticas.
O que explica a condição?
O caso só foi possível por conta de uma condição natural de Deonna que a faz ovular várias vezes no mesmo mês. Na maioria das mulheres, apenas um óvulo é disponibilizado por menstruação.
A ovulação extra, porém, não é incomum para Deonna. “Normalmente, menstruo duas a três vezes por mês. Já estava habituada. Depois que descobri a primeira gestação, menstruei novamente. É algo que ocorre comigo e, por isso, posso voltar a ter outra superfetação no futuro”, diz ela.
Segundo a ginecologista e obstetra Carina Soler, de Guarulhos (SP), há apenas 10 casos de superfetação relatados em revistas de medicina prestigiosas, e nenhum deles inclui trigêmeos. Porém, é provável que existam muitos outros casos.
“A ovulação durante a gravidez é um evento acidental e extremamente raro. Caso a ovulação extra resulte em um segundo embrião, a gestação segue seu curso natural como qualquer outra gravidez de gêmeos, mas deverá ter um planejamento extra no momento do parto”, aconselha a médica.
As três bebês nasceram em 18 de janeiro de 2021, quando a primeira completou 32 semanas de gestação e as outras duas, 31. O parto foi feito por cesariana.