ContilNet Notícias

Novos conselheiros tutelares têm ligação direta com políticos; eleições são termômetro para 2024

Por Matheus Mello, ContilNet

Uma das instituições mais importantes na defesa e proteção de crianças e adolescentes estará repleta de indicações políticas. Os novos conselheiros tutelares têm visitas rotineiras em gabinetes de deputados estaduais e federais no Acre. O mais votado em Rio Branco , por exemplo, o psicólogo Marcelo Lopes, é um nome influente dentro do meio evangélico no bairro Belo Jardim, arco extremamente politizado. Além disso, Marcelo, que recebeu 1000 votos, faz parte do grupo político do deputado estadual Afonso Fernandes, do PL.

O segundo mais votado na capital, André Almeida, foi cabo eleitoral de Fábio Rueda, candidato a deputado federal em 2022. Outro exemplo, dos 20 novos conselheiros tutelares em Rio Branco, 2 são do grupo político do deputado Fagner Calegário: Paulinho do CRAS e Reginildo, filho da baixada. 

O deputado Fagner Calegário ao lado dos novos conselheiros tutelares de Rio Branco/Reprodução

Termômetro 

As eleições para o Conselho Tutelar foram um termômetro para definir as eleições municipais do ano que vem. Quem conseguiu eleger um conselheiro saiu na frente e fortaleceu a base política.

Tem que ter coragem 

O deputado estadual Emerson Jarude passou o final de semana com o governador Romeu Zema, de Minas Gerais, aquele que defendeu que o Norte e Nordeste fossem separados do restante do país, criando uma frente Sul-Sudeste. Embora ambos sejam do mesmo partido, o Novo, não pegou nada legal posar com o gestor que acha que essas regiões são superiores às outras. Principalmente sendo um deputado do norte do país, ciente das dificuldades que a região e o Acre enfrentam. 

Jarude passou o final de semana inteiro com o governador Romeu Zema/Reprodução

Novo bolsonarismo 

Há inclusive quem ache que o Novo, de novo, não tem nada e está cheio de resquícios bolsonaristas. O governador Zema já foi cotado para ser o candidato de Bolsonaro nas eleições de 2026. Nem o PL está lotado de bolsonaristas assim. Bom para o Jarude que embora tenha sido adepto do “Nem Lula, nem Bolsonaro”, nós sabemos exatamente o que ele digitou nas urnas. 

Fale por você 

O senador Marcio Bittar quis colocar o senador Alan Rick no mesmo palanque que o prefeito Tião Bocalom em 2024. Porém, Alan foi enfático, disse que o União Brasil já tem um pré-candidato e defendeu que partido se esforce para eleger o deputado federal Ulysses. 

Sabe fazer 

Como já havia dito por aqui antes, a vereadora Elzinha Mendonça, embora sozinha, sabe fazer oposição. Nesta segunda-feira, quando moradores do Ramal do Canil, às 07h da manhã, resolveram fechar a Rodovia AC-40 cobrando melhorias do serviço da Prefeitura, advinha quem estava lá? Conversando com a população, tirando fotos e fazendo vídeos? A própria. 

Azedou o clima

Além disso, dias atrás, nas comemorações dos 60 anos da Câmara Municipal, Elzinha aproveitou que no dispositivo de honra estava Bocalom, Marcio Bittar e Alysson Bestene, e declarou abertamente que deveria apoiar o secretário de Governo, Alysson, para a Prefeitura de Rio Branco. Já imaginaram como ficou o clima?

Alysson Bestene e a vereadora Elizinha Mendonça, líder da Oposição na Câmara Municipal/Reprodução

Na base 

Enquanto o PSD fica cada vez mais próximo do MDB e de Marcus Alexandre, o deputado Eduardo Ribeiro posou em uma foto ao lado do governador Gladson Cameli, na casa dele. “Conte com o nosso mandato para encontrar as melhores soluções para os problemas do Acre”. 

Não dá 

Eduardo só precisa ser claro e sair de cima do muro. Ele sabe que não será possível continuar no cargo de coordenador da Executiva Municipal do PSD e apoiar o governador Gladson Cameli 100% nas eleições municipais do ano que vem. Vai precisar fazer campanha para o Alysson Bestene se não quiser perder os cargos comissionados que tem.

Eduardo Ribeiro e o governador Gladson Cameli/Reprodução

Bom trabalho

Os esforços da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que tem como gestor o médico Pedro Pascoal, tem dado resultado. Após semanas com alerta de crescimento em Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), o Acre passou a apresentar probalidade de queda, em 75%, a longo prazo. Prova do que acontece quando uma pasta é gerida por uma pessoa técnica e capacitada.

Timing perfeito

Enquanto o governo lida com a situação dos ocupantes irregulares do Terra Prometida, o deputado federal Coronel Ulysses assinou a Frente Parlamentar Invasão Zero.

Oficializou

O Progressistas oficializa nesta segunda, com uma baita festa na sede do partido, a pré-candidatura do secretário de Governo, Alysson Bestene, à Prefeitura de Rio Branco. Todos os olhos estarão no evento para registrar os nomes que estarão presentes. A ausências poderão definir os caminhos das eleições do ano que vem.

Alysson Bestene, secretário de Governo. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

Deixou claro 

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Raimundo Neném, tentou crescer a crista para cima do prefeito Tião Bocalom e da sua base, mas não conseguiu. Deu o braço a torcer e deixou claro na cerimônia de assinatura da ordem de serviço da construção do Viaduto da Avenida Ceará: vai apoiar o prefeito na eleição das eleições do ano que vem. 

Destaque 

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita, é um dos destaques do governo do Estado. Na última semana liderou as tratativas em uma série de reuniões com o governo Peruano, traçando estratégias que devem alavancar a economia do Acre com os países vizinhos. Ainda no Peru, Assur visitou as obras do Porto de Chancay, que deve colocar o Acre na rota do mercado latino-americano. 

Parabéns do dia 

Nesta segunda-feira, o novato na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Clodoaldo Rodrigues completa mais um ano de vida. Policial Civil e historiador, o deputado foi o mais votado da história de Cruzeiro do Sul. Há quem diga, inclusive, que ele será uma terceira via na disputa pela Prefeitura da capital do Juruá. Fica o registro e as felicitações.

Deputado Clodoaldo Rodrigues/Reprodução

Sair da versão mobile