Depois dos incidentes com protestos de moradores da região do Bairro Santa Maria, na Rodovia AC-40, na região de acesso à Senador Guiomard, um novo trecho de acesso a Rio Branco está também ameaçado por novos protestos. Trata-se da região do Loteamento Vila Maria, situado na BR 364, próximo à Vila Custódio Freire, rumo ao aeroporto internacional de Rio Branco e ao município do Bujari.
A ameaça parte de moradores, que dizem estar dispostos a interditar a BR-364 no trecho logo após a ponte sobre o Igarapé São Francisco, após o Distrito Industrial. Os moradores da Vila Maria reivindicam beneficiamento no ramal de acesso à comunidade.
A previsão inicial era para que o trecho fosse fechado na manhã desta quinta-feira (26), mas os organizadores do movimento foram demovidos da ideia a pedidos de assessores da Prefeitura, que prometeram abrir o diálogo com os moradores. “Nós suspendemos o fechamento hoje, mas, se até amanhã, não aparecer ninguém, aí fecharemos tudo”, disse um dos membros do comitê de organização, que pediu para não ter seu nome citado. “Se fecharmos, abriremos somente para questões emergenciais. Precisamos que a prefeitura ou o governo venham nos socorrer”,diz o manieswto da organização.
Além de benefícios ao ramal, os moradores dizem que estão sem água potável faz vários meses. A lista de reivindicação é a seguinte: Estamos sem água encanada; Queremos pavimentação das ruas; Os benefícios para as famílias que foram alagadas e perderam suas coisas.