O mês de outubro já pode ser considerado um dos mais quentes da história do Acre. Marcado por chuvas abaixo da média e pela seca extrema, foi neste mês que cidades acreanas registraram as temperaturas mais altas do ano.
Segundo dados do site O Tempo Aqui, do meteorologista Davi Friale, o dia mais quente do ano registrado no Acre foi em 7 de outubro, quando os termômetros marcaram 40,5° em Assis Brasil, município da tríplice fronteira acreana. Dias depois, em 19 de outubro, foi a vez da capital Rio Branco registrar o dia mais quente do ano. Os rio-branquenses enfrentaram um calor de 39,1°.
Calor persiste e ‘mês dos temporais’
Ainda segundo previsões do meteorologista Davi Friale, o mês de outubro deveria ser marcado pela alta probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, tendo em vista o calor excessivo e a umidade do ar, vinda do oceano Atlântico.
Em uma análise feita no final do mês passado, Friale, analisando as condições atmosféricas e oceânicas, projetou para o mês de outubro de 2023, temperaturas e chuvas acima da média climatológica.
Nesta semana, por exemplo, o clima será marcado pelo tempo quente e chuvas, em geral, passageiras e pontuais, mas que podem ser fortes e acompanhadas de temporais, no Acre e regiões vizinhas, principalmente a partir de quarta-feira, dia 25. O calor intenso deve persistir até o final do mês.
Previsão para esta segunda-feira (23)
Para esta segunda-feira, o tempo quente, com sol, nuvens e chuvas, em geral, passageiras e pontuais, vai predominar no Acre. No leste e sul do estado (microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira), a previsão é de tempo muito quente, com sol e nuvens. Média probabilidade de chuvas, que podem ser fortes e acompanhadas de temporais. Já no centro e oeste do estado (microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá), o tempo é muito quente, com sol e nuvens. Média probabilidade de chuvas, que podem ser fortes e acompanhadas de temporais.
Veja temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 36 e 38ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 37 e 39ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 37 e 39ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 36 e 38ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 36 e 38ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 35 e 37ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 35 e 37ºC.