Pan 2023 terá evento de esports com dois brasileiros

Henrykinho e Monik Bisoni irão competir no eFootball; DotA 2 será a outra modalidade

Estádio Nacional de Lima antes de Peru x Chile — Foto: REUTERS/Daniel Apuy

Estádio Nacional de Lima antes de Peru x Chile — Foto: REUTERS/Daniel Apuy

Os Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile, terão um evento de esportes eletrônicos, o Pan American Esports Championships, com duas modalidades, eFootball 2023 e DotA 2. No campeonato do simulador de futebol, o Brasil contará com Henrique “Henrykinho” e Monik Bisoni como representantes.

Os dois se classificaram na seletiva organizada pela Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), vinculada à entidade internacional Global Esports Federation (GEF), a responsável por realizar o Pan American Esports Championships dentro do Estádio Nacional do Chile. O evento ocorrerá de 21 de outubro a 4 de novembro.

Segundo a organização dos Jogos Pan-Americanos, o Pan American Esports Championships não é um evento oficial ou olímpico, sendo realizado dentro de uma fan fest no Estádio Nacional.

Apesar disso e de tanto a CBGE quanto a GEF não serem vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI), os jogadores brasileiros de eFootball irão integrar a delegação brasileira em Santiago.

Conforme informado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os dois viajam com despesas pagas pelo Pan-Americano, utilizam uniformes do Time Brasil e ficam hospedados na Vila Olímpica. Entretanto, o evento não será contabilizado no quadro de medalhas.

A presença de modalidades de esports no Pan-Americano acontece no mesmo ano em que os campeonatos de games dos Jogos Asiáticos passaram a contar para o quadro de medalhas e em que o presidente do COI, Thomas Bach, anunciou ter pedido estudos para criação dos Jogos Olímpicos de Esports.

No Brasil, o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), declarou defender a regulamentação dos esports. Ele visitou a edição 2023 da Brasil Game Show (BGS), em São Paulo.

PUBLICIDADE