O Superior Tribunal de Justiça (STJ) terá duas vagas abertas nos próximos meses. Em outubro, a ministra Laurita Vaz oficializa a sua aposentadoria da corte. Já em janeiro do ano que vem, é a vez da ministra Assusete Magalhães deixar a cadeira, também por aposentadoria.
A colunista Carolina Brígido, do UOL, revelou nesta segunda-feira (2), que todos os favoritos para substituir as ministras são homens. Entre eles, o procurador de Justiça do Ministério Público do Acre, Sammy Barbosa Lopes.
Ao lado de Sammy, o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal, que concedeu habeas corpus ao presidente Lula, em 2018, também desponta como favorito a uma das 2 cadeiras. A colunista disse ainda que procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, ligado ao ministro do STF Alexandre de Moraes, também é um nome forte para assumir a cadeira.
Segundo a colunista, Sammy Barbosa tem grandes chances de ser o nome escolhido por ter apoio do ministro do STF, Mauro Campbell.
O STJ tem hoje 33 cadeiras, que são divididas entre juízes federais, estaduais, integrantes do Ministério do Público, no caso do procurador Sammy, e de representantes da advocacia do país. Os interessados poderão ser indicados e o STJ formará uma lista tríplice. O presidente Lula irá escolher o nome que assumirá a cadeira da ministra Laurita Vaz.
O mesmo deve acontecer com a vaga da ministra Assusete. Porém, o nome será escolhido dentre os membros enviados pelos TRFs.
Ou seja, o procurador do MPAC poderá assumir a vaga da ministra Laurita Vaz, que deixa o STJ já em outubro.
Quem é Sammy Barbosa
O procurador é o 6º Titular da Procuradoria de Justiça Criminal do Ministério Público do Acre. Em 2022, ele assumiu o cargo de conselheiro titular do Conselho Superior do MPAC, para o biênio 2022-2024.