Um eclipse lunar parcial acontecerá no último sábado (28) de outubro. Embora fique visível apenas para algumas regiões do Brasil, o fenômeno terá transmissão ao vivo pelo canal Time and Date, no YouTube. O segundo acontecimento astronômico de peso no mês — o primeiro foi um eclipse solar, que pôde ser visto no Norte e Nordeste brasileiro — acontece no Brasil a partir das 15h01 (horário de Brasília) da tarde, com finalização prevista para 19h30.
A visibilidade do fenômeno variará de acordo com a região em que você estiver. Abaixo, entenda como acontece o eclipse lunar parcial e veja fotos de outras vezes em que ocorreu o fenômeno no mundo:
O que é o eclipse lunar parcial? Como acontece?
Durante o eclipse lunar, o que acontece é que a Terra se projeta entre o Sol e a Lua, causando uma sombra no satélite natural terrestre. No fenômeno deste sábado (28), essa projeção será parcial — ou seja, não cobrirá em 100% o astro.
Qual é o horário do eclipse lunar do dia 28?
O próximo eclipse lunar terá início no Brasil às 15h01 (horário de Brasília) da tarde, com final previsto para 19h30.
De onde vai dar para ver o eclipse lunar do dia 28?
O portal Time and Date, que fará transmissão ao vivo, indica que o próximo eclipse lunar poderá ser visto na Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.
No Brasil, o fenômeno será visível apenas durante a fase penumbral, que é quando a Lua está coberta pela sombra mais clara da Terra. Lugares como Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí poderão assistir ao evento de forma parcial. Abaixo, veja como o eclipse ficará em cada estado:
Como assistir ao eclipse lunar do dia 28 online?
O eclipse lunar do sábado (28) terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do portal Time and Date. Para assistir, basta acessar a live (https://www.youtube.com/@timeanddate) — identificada por “Live: Partial Lunar Eclipse – October 28/29, 2023”, a partir das 16h (horário de Brasília).